Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5761
Title: O ensino do conceito de funções em um ambiente tecnológico : uma investigação qualitativa baseada na teoria fundamentada sobre a utilização de dispositivos móveis em sala de aula como instrumentos mediáticos da aprendizagem.
Authors: Ladeira, Vanessa Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Milton
Keywords: Funções - matemática
Teoria fundamentada nos dados
Aprendizagem
Issue Date: 2015
Citation: LADEIRA, Vanessa Pinheiro. O ensino do conceito de funções em um ambiente tecnológico: uma investigação qualitativa baseada na teoria fundamentada sobre a utilização de dispositivos móveis em sala de aula como instrumentos mediáticos da aprendizagem. 2015. 256 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Abstract: O principal objetivo deste estudo foi verificar as contribuições que a utilização dos dispositivos móveis (telefones celulares e smartphones) como instrumentos mediáticos de aprendizagem podem oferecer para o processo de ensino do conceito de funções de primeiro grau para alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do estado de Minas Gerais. Outro objetivo importante foi a elaboração de atividades curriculares que visam promover o desenvolvimento da aprendizagem móvel no processo de ensino de conteúdos matemáticos em uma perspectiva pedagógica que torne as aulas dinâmicas, interativas e inovadoras. Assim, para que esses objetivos fossem atingidos, a revisão de literatura buscou fundamentos no estudo da Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas Escolas, nas Ferramentas Cognitivas de Aprendizagem, na Aprendizagem Móvel em Sala de Aula, na Cognição Corporificada, Situada e Distribuída, nas Bases Teóricas da Mediação e na Conceituação de Funções do Primeiro Grau. Durante a condução deste estudo, os dados coletados foram analisados e interpretados com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada, que é uma metodologia analítica que visou a elaboração de uma teoria que emergiu da categoria central que foi identificada por meio das codificações aberta, axial e seletiva. Assim, com base na análise e interpretação dos dados, a questão de investigação foi respondida por meio da identificação de cinco categorias relacionadas com a utilização dos dispositivos móveis em ambientes internos e externos à sala de aula. Os resultados mostram que os participantes deste estudo trabalharam de maneira colaborativa e interativa para a realização das atividades propostas por meio da utilização dos dispositivos móveis como parceiros intelectuais no processo de aquisição do conhecimento matemático. Esses dispositivos auxiliaram os participantes a relacionarem as atividades realizadas no cotidiano com os conteúdos matemáticos estudados em sala de aula. Esses resultados também possibilitaram a elaboração de um produto educacional denominado Caderno de Sugestões que foi baseado nas atividades desenvolvidas durante a condução do trabalho de campo desta pesquisa. Espera-se que este estudo possa contribuir para o desenvolvimento de investigações que possibilitem a utilização de metodologias inovadoras que tenham por objetivo facilitar o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos por meio da utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula.
metadata.dc.description.abstracten: The main objective of this study was to verify contributions that the use of mobile devices (cell and smartphones) as mediatic learning tools can offer to the process of teaching the concept of first-degree functions to high school students in a public school in the state of Minas Gerais. Another important objective was the development of curricular activities that aim to promote the development of mobile learning in the process of teaching mathematical content in an educational perspective that makes dynamic, interactive, and innovative lessons. Therefore, for these goals to be achieved, the literature review sought fundamentals in the study of the Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Schools, in the Learning Cognitive Tools, in the Mobile Learning in Classrooms, in the Embodied, Situated, and Distributed Cognition, in the Theoretical Basis of Mediation, and in the Conceptualization of First-degree Functions. During the study, data were analyzed and interpreted by using the assumptions of Grounded Theory, which is an analytical methodology aimed at crafting a theory that emerged from the central category identified through open, axial, and selective coding. Thus, based on the analysis and interpretation of data, the research question was answered through the identification of five categories related to the use of mobile devices inside and outside of the classrooms environments. The results show that participants of this study worked in a collaborative and interactive way on the achievement of the proposed activities with mobile devices as intellectual partners in the process of the acquisition of mathematical knowledge. These devices also helped participants to relate activities they perform in daily life with the mathematical contents studied in classroom. These results also enabled the development of an educational product named Suggestions Booklet, which was based on the activities developed during the conduction of the fieldwork of this research. It is hoped that this study may contribute to the development of investigations that enable the use of innovative methodologies that aim to facilitate the teaching and learning of mathematical contents with technological tools in classroom.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5761
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/11/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_EnsinoConceitoFunções.pdf3,28 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_DispositivosMóveisInstrumentos.pdf893,75 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons