Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5713
Título: Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.
Autor(es): Matos, Daniel Abud Seabra
Brown, Gavin Thomas Lumsden
Cirino, Sérgio Dias
Palavras-chave: Ensino superior
Data do documento: 2012
Referência: MATOS, D. A. S.; BROWN, G. T. L.; CIRINO, S. D. Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 204-231, 2013. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1736/1736.pdf>. Acesso em: 27 out. 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divi¬didos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente posi¬tivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.
Resumo em outra língua: The goal of this study is to review published studies about the nature of Brazilian university students’ conceptions of assessment, divided into four groups according to which the evaluation: 1) improving teaching and learning; 2) has a positive emotional impact on stu¬dents; 3) is irrelevant because it is unfair or bad; 4) makes students accountable (accountability). Among the main results are: a wide range of conceptions was identified in the experiences and thoughts of Brazilian university students, including the awareness of student accountability, school accountability, improvement, and irrelevance. The predominant conception seems to be a negative emotional reaction (irrelevance) with respect to student accountability.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5713
DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae235220121937
ISSN: 1984-932X
Licença: Os trabalhos publicados na Estudos em Avaliação Educacional estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 nov. 2016.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConcepçõesAvaliaçãoAlunos.pdf263,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.