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dc.contributor.advisorBean, Dale Williampt_BR
dc.contributor.authorSantos, Alessandra Fonseca Moreira dos-
dc.date.accessioned2015-10-26T13:04:09Z-
dc.date.available2015-10-26T13:04:09Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS, Alessandra Fonseca Moreira dos. Construção e corrida de carrinhos na aula de matemática do 9º ano: uma atividade educacional fundamentada na concepção deweyana de experiência. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5701-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou o desenvolvimento de uma compreensão sobre o que gera uma sucessão de ações dos alunos em uma atividade de construção de carrinhos e em uma corrida que envolveu a mobilização e a aplicação de conceitos matemáticos e físicos. A pesquisa estuda as ações e interações dos participantes nessa atividade. O planejamento e a condução da atividade se fundamentam no conceito de experiência de Dewey (2010; 1979). Os participantes foram a professora pesquisadora e os estudantes do nono ano de uma escola pública no interior de Minas Gerais. A coleta de dados foi feita no ano de 2013, em um período de quatro meses distribuídos em 43 aulas, por meio de gravações em áudio-vídeo, fotografias, diário de campo da pesquisadora e trabalhos dos estudantes. A análise de conteúdo (CHARMAZ, 2009) foi utilizada para a interpretação dos dados. Os resultados construídos mostram que a sucessão de ações aconteceu em uma dinâmica, inter-relacionando as categorias de análise: proposta, desafio, interações, sucessão das ações dos alunos e aplicação de conceitos. Esses resultados proporcionaram a construção de um diagrama que fez uma sintetize entre essas categorias e a nossa compreensão do processo de aprendizagem que deduzimos nessa experiência de carrinhos com ensaios das ideias deweyanas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectExperiência - Deweypt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleConstrução e corrida de carrinhos na aula de matemática do 9º ano : uma atividade educacional fundamentada na concepção deweyana de experiência.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/07/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.description.abstractenThis research had as its objective the development of an understanding concerning the results of a succession of student actions in an activity of toy car construction and racing involving the mobilization and application of mathematics and physics concepts. The present thesis analyzes the actions and interactions of the participants in this activity. The planning and execution of the activity are based on Dewey's (2010; 1979) concept of experience. The participants were the teacher-researcher and ninth grade students from a public school in the state of Minas Gerais. The data was collected in 43 class days, over a period of four months, by means of audio-video recordings, photographs, the researcher's field journal and students' papers. Content analysis (CHARMAZ, 2009) was used for data interpretation. The results constructed from these interpretations show that the sequence of actions took place in a dynamic that combined the categories of analysis: proposal, challenge, interactions, succession of student actions and application of concepts. These results provided a basis for the construction of a diagram that represents a synthesis between these categories and our comprehension of the learning process − which we deduced from this experience with toy cars performed in light of our interpretation of Dewey.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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