Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5649
Título: O Brasil e as utopias.
Autor(es): Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
Palavras-chave: Fantasia
Literatura
Descobrimento
Brasil
Europa
Data do documento: 2014
Referência: KANGUSSU, I. O Brasil e as utopias. Revista TRAMA Interdisciplinar, v. 5, p. 22-38, 2014. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/7488>. Acesso em: 04 maio 2015.
Resumo: O texto apresenta como o encontro com a terra e os primeiros moradores do que veio a ser o Brasil colocou para os europeus, entre outros, um desafio na dimensão hermenêutica: como interpretar a existência daquele vasto território povoado, por eles desconhecido, cujo significado não podia ser encontrado nas tradições da razão europeia? Veremos que o recurso primeiro foi a fantasia. A emergência de um mundo novo, tão distinto e distante da Europa tanto geográfica quanto culturalmente, apareceu como um espaço em branco no qual os europeus projetaram suas mais diversas fantasias. Entre elas, destacamos a da existência de um paraíso terrestre, salientando a de que este já fora figurado sob algumas denominações que remetem ao nome Brasil. Assim, como reação aos “descobrimentos”, na chamada idade das luzes, desenvolveu-se um tipo de literatura bastante fantasiosa cujos temas encontram-se ligados aos da utopia.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5649
ISSN: 2177-5672
Licença: A Revista Trama permite que os autores publiquem suas contribuições em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. Fonte: Revista Trama Interdisciplinar <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 01 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BrasilUtopias.pdf110,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.