Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5588
Título: Subjetividades em cena no jornalismo biográfico de José Castello.
Autor(es): Maia, Marta Regina
Lelo, Thales Vilela
Palavras-chave: Biografias
Jornalismo
Sujeito
Subjetividade
Data do documento: 2013
Referência: MAIA, M. R.; LELO, T. V. Subjetividades em cena no jornalismo biográfico de José Castello. Revista Mediação, v. 15, p. 122-136, 2013. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/1468>. Acesso em: 24 mar. 2015.
Resumo: Neste artigo, são discutidas as possibilidades que se abrem para a produção de biografias escritas por jornalistas na contemporaneidade. Fazse um retrospecto conceitual sobre alguns traços que configuram o sujeito na atualidade, assim como as perspectivas de ruptura com um dos cânones jornalísticos: a noção de transmissibilidade impessoal. Essa norma de conduta profissional é ancorada na noção da linguagem como código, sendo o jornalista mero transmissor dos acontecimentos. Como o processo de construção biográfica envolve muitos aspectos, inclusive relações entre espaço e tempo e entre narrativa e memória, faz-se, neste trabalho, a análise de conteúdo sobre a presença autoral do biógrafo-jornalista na construção da obra, com enfoque na narrativa empreendida pelo jornalista e crítico literário José Castello, em sua obra João Cabral de Melo Neto: o homem sem alma & Diário de tudo (2006).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5588
ISSN: 2179-9571
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Mediação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Mediação <http://www.fumec.br/revistas/mediacao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SubjetividadeCenaJornalismo.pdf572,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.