Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5543
Título: Abordagens pedagógicas : prática docente e percepção discente sobre as finalidades da educação física na escola.
Título(s) alternativo(s): Pedagogical approaches : teaching practice and student perceptions about the purpose of physical education in school.
Autor(es): Paixão, Jairo Antônio da
Tucher, Guilherme
Palavras-chave: Educação física
Escola
Abordagem pedagógica
Physical education
School
Data do documento: 2012
Referência: PAIXÃO, J. A. da; TUCHER, G. Abordagens pedagógicas: prática docente e percepção discente sobre as finalidades da educação física na escola. Revista Científica Da Faminas – v. 8, n. 2, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/293>. Acesso em: 16 mar. 2015.
Resumo: O presente estudo analisa a prática docente e as finalidades da Educação Física escolar na percepção de 100 alunos e 23 professores do ensino médio. Para os alunos, empregou-se um questionário com questões fechadas e estruturadas a partir da escala Likert de três pontos. Para os professores, uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos expressam certa ambiguidade do entendimento das finalidades da Educação Física. Para os professores, prevalece a perspectiva tradicionaldesportiva, que se traduz para os alunos como momentos de socialização e lazer entre os seus pares nas aulas. Ao negligenciar o aspecto histórico e enaltecer a perspectiva biologicista, efetivada no aprimoramento da aptidão e do condicionamento físico, relega-se o caráter pedagógico da Educação Física na escola.
Resumo em outra língua: This study examines the teaching practice and the aims of Physical Education in the perception of 100 students and 23 high school teachers. For students, a questionnaire with closed and structured scale from the three-point Likert was used. For teachers, a semistructured interview. The results express ambiguity of understanding of the aims of Physical Education. For teachers, the prevailing perspective traditionalsports, which translates to students as moments of leisure and socialization among peers in class. By neglecting the historical aspect and enhance the biological perspective, effective in improving fitness and physical conditioning, relegates to the pedagogical nature the Physical Education in school.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5543
ISSN: 1807-6912
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Científica da FAMINAS estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Científica da FAMINAS <http://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 17 jul. 2019.
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AbordagensPedagógicasPrática.pdf116,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.