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dc.contributor.authorMarins, Ângelo Máximo Fernandes-
dc.contributor.authorCosta Neto, Joaquim Gonçalves-
dc.contributor.authorMartins, Wiclef Humberto Vieira-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Antônio da-
dc.contributor.authorSilva, Itavahn Alves da-
dc.date.accessioned2015-05-15T13:42:09Z-
dc.date.available2015-05-15T13:42:09Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMARTINS, A. M. F. et al. Fluidodinâmica computacional aplicada ao estudo da flotação de inclusões em aços para a indústria automobilística. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, v. 10, p. 78-87, 2013. Disponível em: <http://www.tecnologiammm.com.br/doi/10.4322/tmm.2013.011?languageSelector=en&>. Acesso em: 09 abr. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2176-1523-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5355-
dc.description.abstractA prática de injeção de gás inerte na panela de refino secundário do aço tem como propósito a remoção das inclusões não-metálicas, além da homogeneização térmica e composicional. Pela modelagem física de uma panela de refino secundário, são investigados os efeitos da vazão de gás inerte e número dos plugues porosos, instalados no fundo da panela. O campo de velocidades e a flotação de inclusões não-metálicas são analisados matematicamente via CFD. Os resultados obtidos por modelagem física e matemática são discutidos e validados por meio de análise de imagens (PIV) e o modelo macroscópico para prever a flotação das inclusões não metálicas é confrontado com os resultados industriais para análise da quantidade de inclusões para aços aplicados no setor automobilístico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRefino secundáriopt_BR
dc.subjectBubblingpt_BR
dc.subjectModelamentopt_BR
dc.subjectNonmetallic injectionpt_BR
dc.titleFluidodinâmica computacional aplicada ao estudo da flotação de inclusões em aços para a indústria automobilística.pt_BR
dc.title.alternativeComputational fluid dynamics applied to the study of inclusions flotation in steels for automotive industry.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração em 22/11/2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.pt_BR
dc.description.abstractenThe practice of inert gas bubbling in steel refining ladle aims the removal of non-metallic inclusions, in addition to thermal and compositional homogenization. Through physical and mathematical models of a secondary ladle refining, the effects of bubbling flow of inert gas and the number of porous plugs located at the bottom of the ladle are investigated. The velocity fields and flotation of non-metallic inclusions are analyzed by physical and mathematical modeling. The results are validated by analysis of images (PIV) and the macroscopic model is compared by industrial results for inclusions analysis for steels used in the automotive sector.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.4322/tmm.2013.011-
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