Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Cirléia Pereira-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2015-05-15T13:36:31Z-
dc.date.available2015-05-15T13:36:31Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBARBOSA, C. P.; FERREIRA, A. C. Mobilizando o pensamento geométrico em um grupo de estudos: o caso da professora Vanda. Boletim GEPEM, v. 62, p. 55-69, jan./jul. 2013. Disponível em: <http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2014.023>. Acesso em: 12 maio 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2176-2988-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5348-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora, expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPensamento geométricopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleMobilizando o pensamento geométrico em um grupo de estudos : o caso da professora Vanda.pt_BR
dc.title.alternativeMobilizing the geometrical thinking in a group of studies : the case of teacher Vanda.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo Boletim GEPEM em 07/05/2015 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.pt_BR
dc.description.abstractenThis article presents a case study whose focus is to investigate the mobilization of knowledge from a teacher who teaches mathematics in the early years of elementary school, to participate in a study group focused on the development of geometrical thinking. Data were collected through diagnoses of geometrical knowledge, records produced by the teacher, researcher’s field diary, an interview and audio recordings and/or video meetings. The results show the development of the geometrical thinking of teacher, expressed not only by the improvement of the language used, but mainly by the records produced by it.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.4322/gepem.2014.023-
Appears in Collections:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_MobilizandoPensamentoGeométrico.pdf1,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.