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dc.contributor.advisorPeixoto, Ricardo André Fiorottipt_BR
dc.contributor.authorToffolo, Rodrigo Vicente Machado-
dc.date.accessioned2015-05-12T13:32:57Z-
dc.date.available2015-05-12T13:32:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationTOFFOLO, Rodrigo Vicente Machado. Pavimentos sustentáveis. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5293-
dc.descriptionPrograma de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractSegundo dados da Conferência Nacional de Transportes, existem no país 1.713.885 km de rodovias, das quais apenas 202.589 km são pavimentadas, isto é, apenas 11,8% da malha. Além disso, o crescente carregamento imposto pelo tráfego de veículos tem levado ao aparecimento excessivo de patologias nas rodovias pavimentadas, como trincas e afundamentos nos pavimentos. Assim, tornam-se necessárias novas tecnologias sustentáveis para a construção de rodovias, diminuindo o impacto gerado pela construção e pela extração de recursos naturais. Este trabalho apresenta uma análise de viabilidade do concreto compactado com rolo (CCR) como revestimento de pavimentos rígidos com substituição total dos agregados naturais pelos agregados artificiais (escória de aciaria elétrica e escória de aciaria LD). O trabalho foi executado em três etapas: (i) caracterização física, química e ambiental dos agregados naturais e artificiais de acordo com as normatizações, (ii) dosagem e compactação na umidade ótima dos corpos de prova cilíndricos e prismáticos, e (iii) confecção dos corpos de prova para determinação do seu comportamento em situação de serviço (expansibilidade, absorção de água, índice de vazios e massa específica real) e para determinação da resistência mecânica (resistência à compressão, resistência à tração por compressão diametral, resistência à tração na flexão aos 3 e 28 dias de idade e módulo de elasticidade estático e dinâmico aos 28 dias). Com os resultados dos experimentos, conclui-se que através de dosagens ótimas e utilizando energias de compactação compatíveis, é possível produzir pavimentos com resíduos da indústria siderúrgica de forma eficiente, econômica e ambientalmente correta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectEscóriapt_BR
dc.subjectConcreto compactado com rolopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.titlePavimentos sustentáveis.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/03/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.description.abstractenAccording to the National Transport Conference, there are 1.713.885 km of roads in Brazil, of which only 202.589 km are paved, i.e. only 11,8% of the road network. Moreover, the increasing load imposed by vehicular traffic has led to excessive pathologies in the paved roads, such as cracks and sags on the surfaces. Therefore new sustainable technologies for the construction of roads are required, in order to reduce the impact caused both by the construction itself and by the extraction of natural resources. This paper presents a feasibility analysis of the roller compacted concrete (CCR) as a coating for hard pavements, with the complete replacement of natural aggregates by artificial ones (electric steelmaking slag and steelmaking slag LD). The work was executed in three steps: (i) physical, chemical and environmental characterization of the natural and artificial aggregates, according to the norms, (ii) dosage and compaction at optimum moisture of the cylindrical and prismatic specimens, and (iii) production of specimens for determining their behavior under service situation (expansibility, water absorption, void ratio and specific mass) and for determining the mechanical strength (compressive strength, tensile strength by diametrical compression, tensile strength by bending after 3 and 28 days and static and dynamic modulus of elasticity after 28 days). The results of the experiments enable concluding that through optimal dosages and using compatible energy compression, it is viable to produce pavements with residues of the steel industry in an efficient, economic and environmentally friendly way.-
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