Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5192
Título : | Trato com o conteúdo esporte nas aulas de educação física escolar : do discurso à prática atual. |
Otros títulos : | The treatment of sports in physical education classes based on the teacher’s speech. |
Autor : | Martins, Volni Fernando Paixão, Jairo Antônio da |
Palabras clave : | Educação física Esporte Escola Physical education Sport |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | MARTINS, V. F.; PAIXÃO, J. A. da. Trato com o conteúdo esporte nas aulas de educação física escolar: do discurso à prática atual. Conexões, Campinas, v. 12, p. 18-33, 2014. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2157>. Acesso em: 16 mar. 2015. |
Resumen : | O estudo analisou, de forma crítica, como ocorre, no momento atual, o trato com o conteúdo esporte nas aulas de Educação Física. Considerou-se o trabalho realizado por professores atuantes em escolas da rede pública e particular da cidade de Ouro Preto, MG. Empregou-se a técnica da observação e um questionário, embasado em literatura específica, com questões abertas e fechadas estruturadas a partir da escala Likert de três pontos. Os resultados obtidos expressam que, mesmo após duas décadas de movimentos e discussões que criticam a forma como o esporte se insere na escola, mantém-se um quadro em que o esporte detém a hegemonia dentre os demais conteúdos assumindo função legitimadora não só do professor, mas da própria Educação Física como componente curricular. |
metadata.dc.description.abstracten: | This study analyzed how the treatment of sports subject occurs, in present moment, in physical education classes. The work was held by teachers in both private and public schools in Ouro Preto, MG. Observation technique and a questionnaire was applied, supporting a specific literature and with open and close-ended questions using the threelevel Likert scale. An establishment is kept which the sport holds an hegemony around others subjects, taking a legitimizing role, not only in the teaching, but also in the school Physical Education. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5192 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.20396/conex.v12i3.2157 |
ISSN : | 1983-9030 |
metadata.dc.rights.license: | Os trabalhos publicados no periódico CONEXÕES estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: CONEXÕES <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 25 out. 2016. |
Aparece en las colecciones: | DEEFD - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_TratoConteudoEsporte.pdf | 167,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.