Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5042
Título: Utilização do algoritmo Simulated Annealing em problemas de otimização.
Autor(es): Silva, Victor Ferreira da
Duarte, Anderson Ribeiro
Palavras-chave: Simulated annealing
Otimização
Teoria das filas
Data do documento: 2011
Referência: SILVA, V. F. da; DUARTE, A. R. Utilização do algoritmo Simulated Annealing em problemas de otimização. Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 1, p. 31-36, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/rest/article/view/61>. Acesso em: 01 abr. 2015.
Resumo: Este trabalho tem um caráter bastante introdutório. Não sendo de interesse um estudo profundo a cerca dos itens que serão mencionados. Os objetivos principais giram em torno de apresentar os detalhes básicos da utilização do algoritmo Simulated Annealing e sugerir um problema real para sua utilização. Inicialmente é apresentada a idéia central que permeia a proposta do algoritmo. Posteriormente são citados alguns detalhes básicos sobre a sua formulação. Sua implementação é discutida na seção metodológica. Uma instância pequena do clássico problema do caixeiro viajante é mencionada a título de exemplo e o algoritmo é implementado para solucionar tal exemplo. É proposto um problema aplicado em Teoria das Filas para ser solucionado através do algoritmo proposto e Conclusões Finais são expostas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5042
ISSN: 2237-8111
Licença: Os trabalhos publicados na Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto <http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/rest/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2015.
Aparece nas coleções:DEEST - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UtilizaçãoAlgoritmoSimulated.pdf75,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.