Reciclagem de placas de circuito impresso de computadores sucatados para a recuperação de estanho por eletroeluição de resinas poliméricas de troca iônica.

Resumo
Este trabalho apresenta os resultados experimentais para a recuperação de estanho presente em soluções aquosas a parir da reciclagem de computadores sucatados, através da técnica de eletroeluição de resina polimérica catiônica Amberlite IR-120®(Merck, USA). A resina foi carregada pela passagem de 200ml de solução aquosa 0,2g/l de Sn em 2,18N H2SO4 (concentração do licor de lixiviação de placas de circuito impresso-PCI de microcomputadores sucatados) através do leito de 10g de resina. A realização dos experimentos foi baseada em um planejamento estatístico pelo método fatorial completo replicado de três variáveis a dois níveis. A otimização foi feita pelo método do passo ascendente. As condições consideradas ótimas visando a eletrorrecuperação de estanho foram 150A/m2 de densidade de corrente catódica, tempo de eletroeluição de 45 minutos e intensidade de agitação moderada do eletrólito (100rpm).
Descrição
Palavras-chave
Estanho, Recycling, Sucata eletrônica, Electroelution, Hidrometalurgia
Citação
MARTINS, A. H. et al. Reciclagem de placas de circuito impresso de computadores sucatados para a recuperação de estanho por eletroeluição de resinas poliméricas de troca iônica. Holos, Natal, v. 4, p. 3-11, 2014. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1513>. Acesso em: 06 mar. 2015.