Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4929
Título: Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar.
Título(s) alternativo(s): Relation with knowledge of students at risk of failure in mathematics.
Autor(es): Oliveira, Simone Amorim Castro Kiefer
Moreira, Plínio Cavalcanti
Palavras-chave: Educação matemática
Sucesso fracasso escolar
Relação com o saber
Relação com o saber matemático
Data do documento: 2010
Referência: OLIVEIRA, S. A. C. K.; MOREIRA, P. C. Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar. Zetetike, Campinas, v. 18, n. 33, p. 239-266, jan./jun. 2010. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646699>. Acesso em: 10 mar. 2015.
Resumo: Neste artigo relatamos uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo é composto por alunos da oitava série (nono ano) que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. Queríamos compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados “bemsucedidos” em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos de ambos os grupos e com suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos dois grupos, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber.
Resumo em outra língua: In this article we report a study on the “relation with knowledge” of a specific group of eighth grade students of two different schools. This group is composed by students at risk of failure in mathematics. Our objective was to understand the “relation with knowledge” of the students of this group, as compared to the “relation with knowledge” of the students of another group in the same classroom, this last one being composed by students with a history of success in school mathematics. Data were collected using interviews with the students and their families and written questionnaires. Results point to significant differences between these two groups, not only in their performance in school mathematics, but in all of the six aspects of “relation with knowledge” encompassed by our study.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4929
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i33.8646699
ISSN: 2176-1744
Licença: Os trabalhos publicados na Zetetiké estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Zetetiké <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RelaçãoSaberMatemático.pdf113,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.