Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4882
Título: Psicanálise e educação : um percurso de inquietações.
Autor(es): Rahme, Mônica Maria Farid
Palavras-chave: Laço social
Discurso capitalista
Mercado
Ciência
Título
Data do documento: 2012
Referência: RAHME, M. M. F. Psicanálise e educação: um percurso de inquietações. Revista Espaço Acadêmico, v. 11, p. 43-51, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16413/8977>. Acesso em: 26 mar. 2015.
Resumo: Neste artigo, partimos de algumas leituras produzidas no campo psicanalítico sobre a questao educacional, enfocando, sobretudo, as problematizações introduzidas por Freud em torno da impossibilidade do educar e de sua interface com a renúncia pulsional. Em seguida, pautamos o educar na contemporaneidade, quando a lógica do discurso capitalista marca as formas de constituição do laço social, como assinalou Lacan, e evidencia a busca de satisfação pela via do acesso a objetos, a proximidade ciência capital e o fortalecimento das lógicas de mercado. Esse processo traz implicações relevantes para o cotidiano escolar que, a cada dia mais exigido do ponto de vista da produção, precisa criar novas formas de lidar com as demandas que emergem dos sujeitos.
Resumo em outra língua: In this article, we start from some readings produced by psychoanalytic field on the educational issue, focusing, most of all, questionings introduced by Freud concerning the impossibility of educate and its interface with pulsional renunciation. Following, we focus education on contemporaneity, when the logic of the capitalist discourse characterizes the forms of social bonding, as mentioned Lacan, and he highlights the searching of satisfaction by accessing objects, the proximity science-capital, and the strengthening of market logic. This process brings relevant repercussions to routine schooling that, daily is under the pressure of production’s point of view, and school needs to create new ways of dealing with subjects demands.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4882
ISSN: 1519-6186
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Espaço Acadêmico estão sob licença Creative Commons que permite o compartilhamento e adaptação desde que seja citada a fonte. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Espaço Acadêmico <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 26 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PsicanáliseEducaçãoPercurso.pdf738,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.