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Title: Apontamentos para uma problematização das formas de classificação racial dos negros no século XIX.
Other Titles: Notes for a problematization of ways to black racial classification in the 19th Century.
Authors: Fonseca, Marcus Vinícius da
Keywords: Negros
Minas Gerais
Século XIX
Demografia
Issue Date: 2009
Citation: FONSECA, M. V. da. Apontamentos para uma problematização das formas de classificação racial dos negros no século XIX. Revista de Educação Publica, v. 18, p. 201-221, 2009. Disponível em: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/531/452>. Acesso em: 26 mar. 2015.
Abstract: Neste artigo procuramos elaborar uma problematização dos diferentes termos utilizados para classificar a população negra de Minas Gerais, durante o século XIX. No centro desta problematização está a contestação da tradição de entendimento que atribui significado apenas à miscigenação e a tentativa de colocar em evidência o significado social dos termos que subdividiam a população negra em vários grupos. Para tratar destas questões utilizamos como referência uma documentação censitária que, nos anos de 1830, processou a contagem da população de Minas Gerais.
metadata.dc.description.abstracten: In this article the main goal is to elaborate a problematization of different terminology used to classify the black people population during the 19th Century. In the middle of this problematization is the throwback view of tradition being understood that gives meaning only to a mixture of races and the temptation to set on display the social meaning of terms which subdivided black people population in many groups. In order to carry through this analysis, we used as reference a census documentation, in which in 1831, it has tried to count the population of all districts of Minas Gerais.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4817
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v18i36.531
ISSN: 0104-5962
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista de Educação Pública estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Educação Pública <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/index>. Acesso em: 24 jan. 2017.
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