Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4600
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorValente, Wagner Rodrigues-
dc.date.accessioned2015-03-12T18:49:17Z-
dc.date.available2015-03-12T18:49:17Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationVALENTE, W. R. O lugar da matemática escolar na licenciatura em matemática. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 939-953, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bolema/v27n47/12.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4415-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4600-
dc.description.abstractConsiderando o tema da formação matemática do futuro professor, este texto analisa a importância em se considerar os conteúdos elementares matemáticos no curso de licenciatura. Para isso, aborda a matemática escolar sob dois aspectos: epistemológico e histórico. Na abordagem, o estudo considera como aportes teóricos os textos de historiadores como André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier. Constituem fontes de pesquisa para a discussão estudos e investigações recentes sobre o papel da História da Matemática na formação de educadores e as potencialidades da História da educação matemática. Por fim, defende-se a inclusão da História da educação matemática como uma metodologia para a formação de professores de matemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.titleO lugar da matemática escolar na licenciatura em matemática.pt_BR
dc.title.alternativeSchool mathematics in mathematics teacher education programs.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Bolema estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016.pt_BR
dc.description.abstractenThis paper analyzes the importance of considering the elementary mathematics contents in Mathematics Teacher Degree programs, given the subject of mathematical training of future teachers. Two aspects of elementary mathematics are addressed: historical and epistemological. The study considers theoretical contributions of historians like Andrew Chervel, Dominique Julia and Roger Chartier. Sources for analysis in the research included recent studies on the role of the history of mathematics and the potential of history of mathematics education. Finally, the paper advocates the inclusion of the history of mathematics education as a methodology for mathematics teacher education.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012-
Aparece nas coleções:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LugarMatemáticaEscolar.pdf401,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.