Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4578
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Ana Cristina-
dc.contributor.authorBarbosa, Cirléia Pereira-
dc.date.accessioned2015-03-10T13:57:10Z-
dc.date.available2015-03-10T13:57:10Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERREIRA, A. C.; BARBOSA, C. P. Saberes profissionais e pensamento geométrico: o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 1, p. 93-112, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/347/440>. Acesso em: 06 mar. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2178-7727-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4578-
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora – expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela – bem como certa transformação dos conhecimentos em saberes pedagógicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPensamento geométricopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectProfessores dos anos iniciaispt_BR
dc.titleSaberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.title.alternativeProfessional knowledge and geometric thinking : the case of a primary school teacher.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Acta Scientiae são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2016.pt_BR
dc.description.abstractenThis article presents a case study whose focus is to investigate the mobilization of knowledge from a teacher who teaches mathematics in the early years of elementary school, to participate in a study group focused on the development of geometrical thinking. Data were collected through diagnoses of geometrical knowledge, records produced by the teacher, researcher’s field diary, an interview and audio recordings and/or video meetings. The results show the development of the geometrical thinking of teacher – expressed not only by the improvement of the language used, but mainly by the records produced by it – as well as certain transformation of knowledge into pedagogical knowledge.-
Aparece nas coleções:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SaberesProfissionaisPensamento.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.