Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4578
Título: Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Título(s) alternativo(s): Professional knowledge and geometric thinking : the case of a primary school teacher.
Autor(es): Ferreira, Ana Cristina
Barbosa, Cirléia Pereira
Palavras-chave: Educação matemática
Pensamento geométrico
Desenvolvimento profissional
Professores dos anos iniciais
Data do documento: 2013
Referência: FERREIRA, A. C.; BARBOSA, C. P. Saberes profissionais e pensamento geométrico: o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 1, p. 93-112, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/347/440>. Acesso em: 06 mar. 2015.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora – expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela – bem como certa transformação dos conhecimentos em saberes pedagógicos.
Resumo em outra língua: This article presents a case study whose focus is to investigate the mobilization of knowledge from a teacher who teaches mathematics in the early years of elementary school, to participate in a study group focused on the development of geometrical thinking. Data were collected through diagnoses of geometrical knowledge, records produced by the teacher, researcher’s field diary, an interview and audio recordings and/or video meetings. The results show the development of the geometrical thinking of teacher – expressed not only by the improvement of the language used, but mainly by the records produced by it – as well as certain transformation of knowledge into pedagogical knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4578
ISSN: 2178-7727
Licença: Os trabalhos publicados na Acta Scientiae são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2016.
Aparece nas coleções:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SaberesProfissionaisPensamento.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.