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dc.contributor.authorSilva, Gustavo Peixoto-
dc.contributor.authorPrates, Raphael Felipe de Carvalho-
dc.date.accessioned2015-01-26T11:09:26Z-
dc.date.available2015-01-26T11:09:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, G. P.; PRATES, R. F. de C. Otimização da escala mensal de motoristas de ônibus urbano utilizando a heurística Variable Neighborhood Search. Transportes, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 31, 2014. Disponível em: <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/698/503>. Acesso em: 22 jan. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4358-
dc.description.abstractUma das últimas etapas no planejamento do transporte público consiste em definir a escala dos motoristas dos ônibus urbanos para um determinado período, denominada Problema de Rodízio de Tripulações. Esta etapa tem como objetivo gerar sequências de jornadas diárias, compreendendo os dias úteis, sábados e domingos, que respeitem as res-trições legais e operacionais. Além disso, uma boa escala deve proporcionar uma melhor divisão da carga de trabalho entre as tripulações e ainda reduzir os custos com as horas extras pagas pela empresa. O modelo proposto neste traba-lho gera soluções que respeitam o padrão de folga fixa do tipo 5/1 além das restrições legais e operacionais impostas pe-la empresa. A metaheurística Variable Neighborhood Search foi implementada utilizando diferentes estruturas de vizi-nhança e variando o número de modificações na solução. A implementação foi testada com dados de uma empresa de médio porte e os resultados mostraram melhorias significativas em relação à solução adotada pela empresa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRodízio das tripulaçõespt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectMetaheurísticapt_BR
dc.titleOtimização da escala mensal de motoristas de ônibus urbano utilizando a heurística Variable Neighborhood Search.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Transportes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Transportes <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev.2017.pt_BR
dc.description.abstractenOne of the last stage from public transportation planning concerns to defining the scale of urban bus drivers for short term period, called Crew Rostering Problem (CRT). This problem aims to generate sequences of daily shifts, includ-ing weekdays, Saturdays and Sundays, respecting labor laws and operational constraints. Moreover, a good crew roster should provide a better division of workload among the crews and still to reduce the overtime costs paid by the company. The model proposed in this paper is able to generate solutions satisfying a fixed scheme called 5/1 of day-off, beyond the labor laws and operational constraints imposed by the company. The Variable Neighborhood Search metaheuristic (VNS) was implemented using different neighborhood structures, varying the number of modifications performed on the current solution. The implementation was tested with data from a midsize company and the results show significant improvements compared to the solution adopted by the company.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14295/transportes.v22i1.698-
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