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dc.contributor.advisorCorrêa, Hércules Tolêdopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Luana de Araújo-
dc.date.accessioned2014-12-09T20:59:42Z-
dc.date.available2014-12-09T20:59:42Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCARVALHO, L. de A. Formação de leitores e formação de professores : memorial como estratégia pedagógica e de pesquisa. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4132-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo conhecer a formação de leitores de graduandos do curso de Pedagogia do CEAD-UFOP. De forma mais específica, buscamos compreender como esses graduandos se constituíram leitores e quais as principais agências de letramento que os influenciaram nesse processo. Para tanto, foi solicitado um memorial de leitura para cada um dos alunos da disciplina “Ensino e Aprendizagem de Linguagem IV”, matriculados no segundo módulo do primeiro semestre de 2012. Nesse texto os alunos rememoraram e recontaram suas formações leitoras, abordando quais fatores mais os influenciaram em suas trajetórias. Utilizamos a abordagem qualitativa, analisando 112 memoriais produzidos por esses alunos de quatro municípios polos da parceria UAB/CEAD-UFOP: dois do estado da Bahia, Itanhém e Camaçari; e dois do estado de Minas Gerais, Lagamar e João Monlevade. Inicialmente, abordamos a leitura como prática cultural e como objeto de estudo do letramento. Em seguida, descrevemos a metodologia e os objetivos do presente trabalho, assim como seu delineamento, a fim de explicitar como ocorreram as análises dos memoriais, via “Grade de Mapeamento”. Esse instrumento possibilitou analisar a trajetória de leitura de cada graduando, bem como a formação leitora dos alunos por polo pesquisado. Posteriormente, para situar o objeto de pesquisa, apresentamos uma síntese do percurso histórico da EaD, do surgimento até sua consolidação na universidade em questão, assim como suas especificidades como modalidade de ensino. Constatamos que os alunos passaram a estabelecer uma correlação de formação leitora a partir do processo de alfabetização, ou seja, só quando aprenderam a decodificar o sistema notacional de escrita é que eles começaram a se considerar leitores. No que se refere à formação leitora dos graduandos, averiguamos que o professor foi o principal agente influenciador. Em seguida, a maioria dos alunos atribuiu à escola e à família as maiores influências. Bibliotecas e disposições individuais aparecem por último. Observamos também que o memorial de leitura solicitado em contexto de formação inicial possibilitou que os alunos ressignificassem suas práticas de leitura a partir do autoconhecimento potencializado pela narrativa memorialística.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMemorial de leiturapt_BR
dc.titleFormação de leitores e formação de professores : memorial como estratégia pedagógica e de pesquisa.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenThe present research aimed to understand the reader formation process of the undergraduate students of the pedagogy course of CEAD-UFOP (Centro de Educação Aberta e a Distância Universidade Federal de Ouro Preto, Open and Distance Education Center of the Federal University of Ouro Preto). More specifically we seek to comprehend how those graduating students constitute themselves as readers and which were the main literacy agents that influenced this process. Bearing this objective in mind, it was requested a reading memoir for each student of the “Ensino e Aprendizagem de Linguagem IV” (“Language teaching and learning IV”) course, enrolled in the second module of the first semester of 2012. In this text the students remembered and retold their reading formations, commenting on which factor influenced their trajectories the most. We used the qualitative approach, analyzing 112 memoirs produced by those students of four cities which are UAB (Universidade Aberta do Brasil)/CEAD-UFOP centers: two of Bahia state, Itanhém and Camaçari; two of Minas Gerais state, Lagamar and João Molevade. Initially, we approached reading both as a cultural practice and object of literacy agent. In sequence we described the methodology and objectives of the present work, as well as its design in order to make explicit how the memoir analysis occurred, which was through “Mapping grid”. This tool allowed us analyze each student reading trajectory, as well as the literacy formation of the students by center. After, to locate the research object, we present a summary of the historic trajectory of EaD (Distance Education), from its origin to its consolidation at the University of UFOP, as well as its specificities as a education modality. We observed that students started to establish a reading formation link based on their literacy process, that is, only when they learned how to decode the writing notation system is that they considered themselves as readers. Regarding the reading formation of the graduating students, we noted that the teacher was the main influencing agent. Secondly, the majority of the students stated that school and family were the greatest influences. Libraries and personal inclines appeared in last. We also observed that the requested reading memoir regarding the initial formation process allowed the students to redefine their reading practices based on the self-awareness powered by the memorialistic narrative.-
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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