Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3942
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFranchi, Regina Helena de Oliveira Linopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Fabio Luiz de-
dc.date.accessioned2014-11-18T15:34:12Z-
dc.date.available2014-11-18T15:34:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, F. L. de. A produção de conhecimento matemático acerca de funções de duas variáveis em um coletivo de seres-humanos-com-mídias. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3942-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve o objetivo de investigar a produção de ideias matemáticas acerca de funções de duas variáveis em um coletivo de seres humanos-com-mídias. Esta pesquisa apoia-se no constructo teórico seres-humanos-com-mídias, descrito por Borba e Villarreal (2005). Para este proposito, foram realizadas atividades relacionadas a temas inseridos no cálculo de funções de várias variáveis, versando principalmente sobre gráficos e domínio de funções de duas variáveis, curvas de nível, derivadas parciais e extremos. Tais atividades foram criadas para a utilização dos recursos oferecidos pelo software MAXIMA, considerando-se suas possibilidades e limitações, incluindo as potencialidades da visualização. Também foram pensadas de modo a favorecer a transição de cálculo de uma para várias variáveis. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de engenharia na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III. Pelas suas características, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa na qual foram utilizados como instrumentos para a coleta dos dados: questionários, registros do desenvolvimento das atividades realizadas pelos estudantes e anotações do diário de campo do pesquisador. A análise dos dados fornece indícios de que existiu produção de conhecimento acerca dos temas abordados, sendo que cada mídia teve sua importância e influência nessa produção.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subjectFunções de variáveis complexaspt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectMultimídia interativapt_BR
dc.titleA produção de conhecimento matemático acerca de funções de duas variáveis em um coletivo de seres-humanos-com-mídias.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 29/10/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstractenThe present study aimed to investigate the production of mathematical ideas for functions of two variables in a collective of human beings-with-media. This research relies on human beings-with-media-theoretical construct, described by Borba and Villarreal (2005). For this purpose, related topics included activities were held in the Calculus of functions of several variables, dealing mainly on graphics and domain functions of two variables, level curves, partial derivatives and extremes. Such activities were designed to use the features offered by the software MAXIMA, considering its possibilities and limitations, including the potential of visualization. And also were thought to promote the transition of calculation from one to several variables. This research was conducted in a class of engineering in the discipline of Differential and Integral Calculus III. Due to its characteristics, it is a qualitative research in which were used as tools for data collection: questionnaires, records of developed activities performed by the students and journal notes from the researcher's field records. The data analysis provides evidences that there was a production of knowledge about the topics covered, wherein each media has its importance and influence in this production.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ProduçãoConhecimentoMatemático.pdf7,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_AbordagemConceitosFunções.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons