Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3846
Título: Resolução de problemas em ambientes virtuais de aprendizagem : possibilidade na educação a distância.
Título(s) alternativo(s): Problem solving in virtual learning environments : possibilities in distance education.
Autor(es): Dutra, Débora Santos de Andrade
Viana, Marger da Conceição Ventura
Palavras-chave: Resolução de problemas
Ensino e aprendizagem de matemática
Educação a distancia
Formação inicial de professores
Data do documento: 2013
Referência: DUTRA, D. S. de A.; VIANA, M. da C. V. Resolução de problemas em ambientes virtuais de aprendizagem : possibilidade na educação a distância. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 7, n. 2, p. 241-262, 2013. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/760/273>. Acesso em: 02 out. 2014.
Resumo: O presente artigo traz um estudo da utilização da metodologia da Resolução de Problemas em ambientes virtuais de aprendizagem, com o objetivo de investigar que contribuições esta pode trazer para alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil, na Educação a Distância (EAD). A pesquisa, realizada em 2010, teve a participação de alunos do curso e da modalidade mencionados, matriculados na disciplina Seminário III - Resolução e formulação de problemas como abordagem metodológica para o ensino da Matemática, em Polos de Apoio Presencial do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade. Os instrumentos de coleta de dados foram os fóruns de resolução de problemas na Plataforma Moodle, questionários e chats. Os dados coletados foram organizados e analisados segundo sua natureza e a literatura consultada. A pesquisa mostrou resultados positivos. A partir das interações analisadas e dos depoimentos dos estudantes, observou-se que a proposta de trabalho proporcionou a aprendizagem de conteúdos específicos de Matemática. Levou-os a perceber a importância de resolver problemas, incentivando a postura crítica, sem a utilização de processos mecânicos e memorizados. Além disso, permitiu que os alunos refletissem sobre sua prática profissional.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3846
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199760
ISSN: 1982-7199
Licença: A Revista Eletrônica de Educação autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato via e-mail em: 04 set. 2014.
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ResoluçãoProblemasAmbientes.pdf258,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.