Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3736
Título : | Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. |
Otros títulos : | A etnomodelagem como uma ferramenta pedagógica para o programa etnomatemática. |
Autor : | Rosa, Milton Orey, Daniel Clark |
Palabras clave : | Ethnomathematics Ethnomodeling Holistic Mathematics education Modeling |
Fecha de publicación : | 2010 |
Citación : | ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 3, n. 3, p. 14-23, 2010. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/article/view/25/25>. Acesso em: 22 set. 2014. |
Resumen : | A matemática utilizada fora da escola pode ser considerada como um processo de etnomodelagem e não como um mero processo de manipulação de números e prodecimentos. A aplicação das técnicas da etnomatemática e das ferramentas da modelagem permite a visualização de uma realidade diferente ao favorecer a introspecção sobre matemática que é realizada de uma maneira holística. Nesta perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração dos problemas e questionamentos que são retirados dos sistemas que são parte da realidade dos alunos. |
metadata.dc.description.abstracten: | Mathematics used outside of the school may be considered as a process of ethnomodeling rather than a mere process of manipulation of numbers and procedures. The application of ethnomathematical techniques and the tools of modeling allow us to see a different reality and give us insight into mathematics done in a holistic way. In this perspective, the pedagogical approach that connects the cultural aspects of mathematics with its academic aspects is denominated ethnomodeling, which is a process of translation and elaboration of problems and questions taken from systems that are part of the students’ reality. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736 |
ISSN : | 2011-5474 |
metadata.dc.rights.license: | Todos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 set. 2014. |
Aparece en las colecciones: | DEGEP - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EthnomodelingPedagogicalTool.pdf | 173,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.