Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3710
Título : | Um pouco de história das funções : algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula. |
Otros títulos : | A short history of functions: some suggestions for practical activities in the classroom. |
Autor : | Oliveira, Davidson Paulo Azevedo Viana, Marger da Conceição Ventura Rosa, Milton |
Palabras clave : | História da matemática Produto educacional Fundos de conhecimento Pedagogia culturalmente relevante |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | OLIVEIRA, D. P. A; VIANA, M. da C. V.; ROSA, M. Um pouco de história das funções : algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 2, p. 513-529, ago. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6256/5833>. Acesso em: 02 out. 2014. |
Resumen : | Este artigo apresenta o produto educacional, um Caderno de Sugestões para a elaboração de atividades matemáticas pelos professores, que se originou de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática defendida na UFOP. Esse estudo foi embasado em três teorias da Educação: a História da Matemática, os Fundos de Conhecimentos e a Pedagogia Culturalmente Relevante. Assim, descrevemos brevemente a estrutura desse caderno, as teorias que o fundamentaram, os objetivos que nortearam a sua elaboração, as maneiras de divulgação desse produto educacional e algumas considerações em relação ao desenvolvimento das atividades matemáticas curriculares que foram desenvolvidas com os participantes desse estudo. |
metadata.dc.description.abstracten: | This article discusses the development of a booklet of suggestions for the development of mathematical activities for teachers. This work originated from a study conducted as part of a professional master’s thesis in mathematics education. The theoretical basis for the study draws on three theories from the field education: mathematics history, the funds of knowledge and culturally relevant pedagogy. Here we describe the structure of the booklet, the theories on which it is based, the goals that guided its development, the dissemination of the educational material, and considerations regarding the development of mathematics-based curricular activities. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3710 |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300012 |
ISSN : | 1980-4415 |
metadata.dc.rights.license: | Disponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC-ND 2.5 BR, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/index>. Acesso em: 29 set. 2014. |
Aparece en las colecciones: | DEGEP - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PoucoHistóriaFunções.pdf | 935,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.