Gestão operacional das barragens de terra do complexo minerário das minas de ferro Carajás da VALE.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O objetivo desta dissertação é analisar o uso do sistema de gestão de barragens de aterro compactado, utilizados pela VALE, e por outras empresas do grupo, no Complexo Minerário das Minas de Ferro Carajás localizado em Parauapebas – PA. O estudo foi desenvolvido através da avaliação dos dois sistemas (programas computacionais) de gestão de operação de barragens, os chamados Geobarragem e SGBP, ambos usados pela VALE no Complexo Carajás. Priorizou-se a utilização de métodos analíticos de investigação de cinco estudos casos de barragens que compõem o referido complexo. Para tanto foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica diagnóstica e pesquisa de campo exploratória, com análise dos resultados sob o enfoque da pesquisa qualitativa e quantitativa e da observação participante do autor da dissertação em todas as etapas de implementação dos dois sistemas de gestão no Complexo Carajás. Conclui-se que os programas produzem resultados bastante satisfatórios permitindo a geração de relatórios sucintos para apreciação do proprietário e relatórios detalhados para orientação dos trabalhos do corpo técnico. Estas ferramentas de gestão permitem ainda oferecer uma melhor transparência das atividades de gestão das barragens, para a sociedade.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Barragem, Gestão de barragens, Geotecnia de barragens
Citação
OLIVEIRA, J. C. de. Gestão operacional das barragens de terra do complexo minerário das minas de ferro Carajás da VALE. 2014. 60 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.