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dc.contributor.advisorRosa, Miltonpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Gelindo Martineli-
dc.date.accessioned2014-08-07T19:12:11Z-
dc.date.available2014-08-07T19:12:11Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationALVES, G. M. As contribuições da Etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos de uma turma do 8.º ano do ensino fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da educação financeira. 2014. 357 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3584-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada com uma turma composta por 35 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da microrregião da cidade de Sete Lagoas do Estado de Minas Gerais. O objetivo central deste estudo foi verificar as contribuições de atividades fundamentadas pelo Programa Etnomatemática e pela perspectiva sociocultural da História da Matemática para a formação da cidadania dos alunos por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da Educação Financeira propostos nas aulas de Matemática. Para este estudo, optou-se pela fundamentação teórica da Etnomatemática como um programa de pesquisa em história e filosofia da Matemática, para possibilitar a realização de um elo entre os conhecimentos prévios e práticos dos alunos e o conhecimento institucionalizado escolar. Nesse direcionamento, a abordagem implícita da História da Matemática na perspectiva sociocultural funcionou como um guia para a elaboração e desenvolvimento de atividades contextualizadas com conteúdos práticos da Educação Financeira. Essa ação pedagógica da Educação Financeira, fundamentada pelo Programa Etnomatemática e pela perspectiva sociocultural da História da Matemática, objetivou, sobretudo, colaborar para o desenvolvimento da cidadania dos alunos. Por conseguinte, foram desenvolvidos três blocos de atividades, sendo que no primeiro foram desenvolvidos os conteúdos matemáticos de razão e proporção, no segundo bloco foram desenvolvidos os conteúdos matemáticos relacionados com o cálculo envolvendo porcentagem, enquanto no terceiro bloco houve a introdução ao conceito de juros. A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram realizadas por meio da utilização da metodologia do estudo misto denominado QUAL+ quan, por meio da qual os dados qualitativos e quantitativos foram coletados, analisados e interpretados simultaneamente. Ainda foi utilizada a estatística descritiva para apresentar e analisar os dados quantitativos, bem como o estudo do tipo etnográfico aplicado à educação para coletar e analisar os dados qualitativos. Posteriormente, os dados qualitativos foram quantificados. Aqui, pois, foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas, três blocos de atividades dos registros documentais realizadas pelos alunos durante a condução do trabalho de campo e as anotações no diário de campo do professor-pesquisador. A interpretação dos dados foi realizada por meio da elaboração de sete categorias temáticas, que permitiram que o questionamento da pesquisa fosse respondido. Os resultados dessa investigação apontaram para a necessidade dos professores desenvolverem atividades relacionadas com a Educação Financeira fundamentadas pelo Programa Etnomatemática e pela perspectiva sociocultural da História da Matemática para o desenvolvimento da cidadania dos alunos, para que possam superar os assédios das propagandas e do marketing. Dentre as contribuições da Educação Financeira na perspectiva do Programa Etnomatemática e da abordagem sociocultural da História da Matemática apresentadas neste estudo, destaca-se a promoção da (re)conciliação entre a escola e o cotidiano dos alunos por meio do enriquecimento do conhecimento matemático e financeiro. Essa abordagem proporcionou o desenvolvimento de ações educacionais que possibilitaram aos alunos a aquisição de conhecimentos matemáticos essenciais para auxiliá-los no exercício dos direitos e deveres que são intrínsecos ao desenvolvimento da cidadania.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - historiografiapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleAs contribuições da Etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos de uma turma do 8.º ano do ensino fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da educação financeira.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 04/08/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstractenThis research was conducted with a group of 35 eighth graders in a public middle school in the micro-region of Sete Lagoas in the state of Minas Gerais. The central objective of this study was to investigate the contributions of activities developed by using the Ethnomathematics Program and the Sociocultural Perspective of the History of Mathematics in order to develop students citizenship through teaching and learning content from Financial Education that were proposed in mathematics classes. In order to enable the realization of a link between previous and practical students’ knowledge with the knowledge institutionalized by the schools, the theoretical foundation of Ethnomathematics as are search program in the history and philosophy was used for this study. The approach to the history of mathematics in its sociocultural perspective worked as a guide for the design and the development of activities that dealt with the practical contents of Financial Education, and was substantiated by the Ethnomathematics Program and the sociocultural perspective found in the History of Mathematics which aimed to contribute to the development of student citizenship. Three blocks of activities were developed. The first block dealt with the mathematical content fractions and proportions. The second block was devoted to the mathematical content as related to calculations involving percentage. Finally, the third block dealt with the introduction to the concept of interest. The collection, analysis, and data interpretations were performed by using the mixed methods study QUAL + quan where by the qualitative and quantitative data were collected, analyzed, and interpreted simultaneously. Descriptive statistics were also used in order to display and analyze quantitative data, as well as the study of applied ethnographic to education was applied to collect and analyze qualitative data. Subsequently, qualitative data were quantified. In this study, a questionnaire composed by open and closed questions, three blocks of activities of documentary records carried out by students during the fieldwork phase. The field diary entries of the researcher-professor were used as instruments for data collection. Data interpretation was performed by the preparation of 7 themes, which enabled the answering of the research question. The results of this research point to the need for teachers to develop activities related to Financial Education that are substantiated by Ethnomathematics Program and the Sociocultural Perspective of the History of Mathematics for the development of students citizenship so that they can overcome the harassment of advertising and marketing. Among the contributions of the Financial Education according to the Ethnomathematics Program and the sociocultural perspective of the History of Mathematics found in this study, it is important to highlight the promotion and the (re)conciliation between the school and students daily life of through the enrichment of mathematical and financial knowledge. This approach has enabled the development of educational activities that allow students to acquire essential mathematical knowledge and to assist the min exercising the rights and duties that are intrinsic to the development of citizenship.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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