Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3578
Título: Inserindo a cultura africana nas aulas de Matemática : um estudo com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Betim (MG).
Autor(es): Oliveira, Fabiana Pereira de
Orientador(es): Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: Matemática - estudo e ensino
Aprendizagem
Africa - patrimônio cultural
Data do documento: 2014
Referência: OLIVEIRA, F. P. de. Inserindo a cultura africana nas aulas de Matemática : um estudo com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Betim (MG). 2014. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Resumo: A Lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo do Ensino Fundamental e Médio de todas as redes de ensino. Contudo, os professores e futuros professores de Matemática, de modo geral, não têm sido preparados para trabalhar com a temática. A presente pesquisa busca superar tais obstáculos ao analisar o potencial e as limitações de uma proposta de ensino na qual a cultura africana e a Matemática sejam protagonistas. Em especial, investigamos o potencial de algumas tarefas envolvendo a arquitetura vernacular africana para a aprendizagem matemática de alunos de 6ª ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia de Betim (MG). Tal proposta se fundamenta em uma perspectiva situada da aprendizagem e se propõe a identificar indícios de mudança de participação dos participantes nas práticas escolares. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora e registros produzidos pelos alunos ao longo das atividades. A análise do processo evidencia um grande interesse, envolvimento e participação dos alunos nas tarefas propostas. Em certa medida, pode-se observar, uma ampliação do conhecimento dos alunos acerca de nossas origens, com destaque para as raízes africanas. Além disso, verificou-se a apropriação de conhecimentos matemáticos (principalmente relacionados à Geometria e Medidas) e habilidades (principalmente relacionadas ao uso de instrumentos de construção geométrica e medida). Este estudo gerou ainda um Produto Educacional no formato de livro no qual a proposta de ensino é apresentada e discutida com detalhes. Tal material destina-se a professores e futuros professores de Matemática, formadores de professores e demais interessados.
Resumo em outra língua: The Brazilian Law 10.639/03 establishes the mandatory teaching of History of Africa and of Africans in the curriculum of elementary and secondary education in the brazilian education system. However, teachers and prospective mathematics teachers, in general, have not been prepared to work with this theme. This research aims to overcome such obstacles as it analyses both the potential and the limitations of a teaching proposal in which African culture and mathematics are protagonists. We particularly investigate the potential of some tasks involving the African vernacular architecture for the mathematical learning of students in the 6th year of secondary school in a public school on the outskirts of Betim, a city in the state of Minas Gerais. This proposal is based on a situated learning perspective and it aims to identify evidence of change in students’ participation in the school practices. Data were collected through video and audio recordings of the meetings, through the researcher's field journal, and through records produced by the students during the activities. The process analysis shows a great interest, involvement, and participation of students in the proposed tasks. To some extent, one can observe a broadening of students' knowledge about our origins, emphasizing the African roots. Moreover, there was an appropriation of the mathematical knowledge (especially related to Geometry and Measurement) and skills (especially related to the use of instruments of geometrical construction and measurement). This study also generated an Educational Product in the form of a textbook, in which this teaching proposal is presented and discussed in detail. Such material is intended for teachers and future teachers of mathematics, teacher educators, and other interested parties
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3578
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 30/07/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÂO_InserindoCulturaAfricana.pdf7,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_CulturaAfricanaEnsino.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons