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Título: Modelo geológico de substrato sedimentar marinho aplicado à atividade de expansão do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Tubarão em Vitória/ES.
Autor(es): Carneiro, Maurício de Souza
Orientador(es): Parizzi, Maria Giovana
Palavras-chave: Bacias - geologia
Geologia submarina
Data do documento: 2013
Referência: CARNEIRO, M de S. Modelo geológico de substrato sedimentar marinho aplicado à atividade de expansão do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Tubarão em Vitória/ES. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: O Porto de Tubarão, localizado em Vitória, no Estado do Espírito Santo, administrado pela empresa de mineração Vale S/A, é o maior exportador de minério e pelotas de ferro do mundo. Localiza-se na ponta de Tubarão, na área continental do município, movimentando além de minério de ferro, grãos, fertilizantes, carvão e combustíveis. Para a segura movimentação dos navios de carga pelo porto é preciso que uma série de investigações do leito marinho sejam realizadas. Para contribuir com o conhecimento sobre as características geológicas e geotécnicas do leito marinho no local o objetivo deste estudo é analisar a estratigrafia da subsuperfície do Canal de Aproximação em sua toda extensão e Bacia de Evolução do Porto, e propor um Modelo Geológico do substrato marinho norteando futuras intervenções de ampliações e aprofundamentos. Foram analisados levantamentos e estudos de Geofísica com Sísmica de Reflexão e Refração, confrontados pelas campanhas de sondagens geotécnicas marítimas ocorridas em 1970 e 2011, em um total de 90 boletins datilografados, resgatando informações preciosas e atuais. Ambas as campanhas foram trabalhadas em planilhas eletrônicas, a fim de serem exportadas para o software MineSight, onde foi possível estruturar um Modelo Geológico dos tipos de solo e rocha que compõe a região de estudo. O referido Modelo é apresentado em seções transversais e em 3-D, analisadas individualmente para todas as ocorrências de sedimentos e rochas, possibilitando também o cálculo dos volumes destes materiais em futuras dragagens e derrocagens. O modelo proposto representa a estratigrafia abaixo da atual cota de navegação do canal, a fim proporcionar um referencial para futuros projetos de ampliações.
Resumo em outra língua: The Tubarao Port, a port operated by the Brazilian mining company Vale, can be considered as the most important port of the world operating iron ore and pellet iron. It’s located at the city of Vitoria, Espirito Santo state. The specific location of this Port is at the called “Ponta de Tubarão”, on the land side of the city, and it handle with iron ore, iron pellet, fertilizers, coal and fuel. For ensure safety shipping maneuvers and good nagevability on the approach channel that leads ships to Port facilities, the conditions of the sea bed must be investigated. With the view to improve the knowledge regarding the geological and geotechnical characteristics of the bottom sea, on the surroundings of the port, this study presents as objective an analyze of sub-superficial stratigraphy of the approach channel along its full length and Evolution Basin, and come up with a Geological Model of the marine substrate. This model will have may particular importance for future feasibility studies and execution of expansion and deepening projects for increase Tubarão Port operation capacity. For develop the model, geophysics studies data and seismic reflection and refraction survey works data have been analyzed and faced up with the data that had been gotten from geotechnical survey works between 1970 and 2011 that summarized an amount the reports of 90 boreholes, rescuing important and current information. All the information had been labored at electronic sheets, for allowing being exported for MineSight, the software used for structure the geological model for the soil and rocks that comprises the studied area. The model permit obtain cross sections and 3D views, that can be analyzed singly for each occurrence of sediments and rocks, and better allows the determination for excavation volumes for these materials required for futures dredging and overthrow. The proposed model present the stratigraphy below the actual bottom level of the channel, aiming be used as reference for future expansions projects.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3560
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 19/05/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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