Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3548
Título: A docência no ensino superior e a expansão universitária : tecendo saberes a partir das vozes do professor iniciante.
Autor(es): Conceição, Juliana Santos da
Orientador(es): Alves, Maria Teresa Gonzaga
Palavras-chave: Ensino superior
Saber docente
Professor iniciante
Data do documento: 2014
Referência: CONCEIÇÃO, J. S. da. A docência no ensino superior e a expansão universitária : tecendo saberes a partir das vozes do professor iniciante. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2014.
Resumo: Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo responder as seguintes questões: qual é o perfil dos professores nomeados no período de 2008 a 2011 na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)? Quais saberes envolvem a atuação desses docentes? Os programas de mestrado e doutorado por meio dos quais esses professores se formaram ofereceram, além da competência científica, a competência pedagógica para a atuação no ensino superior? Quais as dificuldades e potencialidades dos docentes no processo de ensino-aprendizagem? Desse modo, face ao grande número de professores que ingressaram na UFOP a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), cujo projeto institucional expressa preocupação com a formação dos docentes para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, este estudo tem como foco os professores nomeados durante este período, especificamente aqueles que se encontram no início da carreira docente. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem quantitativa e qualitativa. Foram consultados os currículos lattes de 346 professores nomeados na UFOP durante o Reuni. Após a consulta, tabularam-se os dados e realizou-se uma análise estatística descritiva, traçando o perfil dos docentes e organizando-os por áreas do conhecimento e tempo de atuação docente. A partir desse levantamento do perfil docente, foram localizados 188 professores que se enquadravam na fase de entrada na carreira. Conforme classificação de Huberman (1992), considerou-se os primeiros quatro anos de carreira docente, em qualquer nível de ensino, como referência para delimitar os sujeitos dessa pesquisa. Dentre esses professores iniciantes, 11 foram selecionados para entrevistas semiestruturadas, cujos conteúdos transcritos foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. Os dados obtidos mostram que os professores nomeados no período delimitado nesta pesquisa são bem jovens, com uma média de 39 anos de idade, sendo que 56% deles se enquadram na categoria de professores iniciantes. Como são vários os saberes que mobilizam a prática docente dos professores iniciantes, elencamos esses saberes em quatro categorias: o saber disciplinar ou do conteúdo; o saber que envolve as relações entre professor e alunos; o saber da prática profissional; o saber das relações constituídas na instituição. Todos eles são fundamentados a partir do saber da experiência docente, percebendo-se o professor como sujeito que produz e mobiliza seus saberes na sua prática. Os resultados desta pesquisa revelam surpresas. Embora os professores não declarem a docência como primeira escolha, e apesar de não terem passado por uma formação pedagógica nas pós-graduações, eles apontam preocupação com o ensino de graduação, cuidado esse presente durante o processo de ensino-aprendizagem, o que coloca o aluno também como foco de suas preocupações. Esses professores percebem as atividades de pesquisa e ensino (e extensão) como vinculadas, e não como instâncias que competem entre si. Acredita-se que a reflexão sobre a prática dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de uma forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação do professor
Resumo em outra língua: This Master’s research aims at answering the following questions: what are the profiles of the professors nominated at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) within the period of 2008 to 2011? What knowledge is involved in these professors’ actions? Have the Master and Doctorate programs, in which these professors have graduated, offered, besides scientific competence, pedagogical competence to act as higher education professors? What are the professors’ difficulties and potentials in the teaching-learning process? Due to the large number of professors entering into UFOP through the Program for the Restructuring and Expanding of Federal Universities (Reuni), whose institutional project shows the lack of professor-training for improving the teaching-learning process, our study focused on professors hired during the period of time mentioned, specifically, those professionals who are starting their own teaching careers. The methodology used was based on a quantitative and qualitative approach. 346 résumés of professors hired at UFOP through Reuni have been analyzed. After analyzing, the data was tabulated and a descriptive statistical analysis was made tracing the professors’ profiles and organizing them according to their fields of knowledge and length of professional experience. Based on the results, 188 professors who were beginning their teaching careers were found. In accordance to the Huberman classification (1992), the first four years of the teaching careers at any level of teaching were considered as a reference to define the subjects of this research. Among these emerging professionals, 11 were selected for semi-structured interviews, whose transcripts were then analyzed through the method of content analysis. The data obtained shows that the professors hired in the specific period of this research were very young, with an average age of 39 years. 56% of these professors were beginning their teaching careers. Considering that there are many knowledge bases that influence the teaching practice of these beginning professors, we classified them into four categories, all of them concerning the teaching experience knowledge base: the knowledge of the disciplines, the knowledge of the relationship between professors and students, the knowledge of the professional practice and the knowledge constituted in the institution. We could conclude that the professor produces and constructs his/her knowledge base based on their experience teaching. The results of this research are surprising. Although the professors did not consider teaching as their first choice and did not undergo any pedagogical training during postgraduate studies, they pointed out their concerns with higher education and care about the teaching-learning process, which also shows their concern for the students. These professors perceive educational and research activities (and extension activities) as linked fields and not fields that compete with each other. We believe that reflecting over the teaching experience of new professors, who are beginning their careers, can help the university’s teaching processes. In a general way, this is an issue that is not explored enough by research related to Professor’s Training.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3548
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 10/07/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÂO_ DocênciaEnsinoSuperior.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons