Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3547
Título: O sujeito na relação com o saber : do fracasso à inibição, atravessado pela política de resultados.
Autor(es): Silva, Leace Mendes da
Orientador(es): Diniz, Margareth
Palavras-chave: Avaliação sistêmica
Fracasso escolar
Relação com o saber escolar
Data do documento: 2014
Referência: SILVA, L. M. da. O sujeito na relação com o saber : do fracasso à inibição, atravessado pela política de resultados. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2014.
Resumo: Esta pesquisa realizou um estudo acerca da relação com o saber, analisando a relação de crianças que têm fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental com a produção de resultados nas avaliações sistêmicas e com a aprendizagem escolar. Este trabalho apresentou as avaliações sistêmicas em nível nacional e no estado de Minas Gerais que a partir da década de 1990 tornaram-se expressivas e passaram a desempenhar sentido comparativo, bem como realizou uma revisão de estudos acerca do fenômeno fracasso escolar, que nessa pesquisa é considerado uma inibição diante do saber escolar. Foi apresentado que a partir das relações da criança com seus pares é que esta define sua posição na relação com o saber, sendo a inibição uma das vias dessa relação. É a forma como cada sujeito se posiciona na relação com os outros, considerando a incidência do inconsciente, que define a posição na relação com o saber. Para o desenvolvimento deste trabalho, o instrumento metodológico eleito foi o Balanço do Saber criado por Bernard Charlot e o arcabouço teórico usado para análise dos dados foi o psicanalítico, visto que a Psicanálise é o campo de saber que possibilita a elucidação do que ocorre inconscientemente e que vem incidir sobre as relações do sujeito com o saber. Com o balanço do saber foi possível detectar que a relação de crianças com inibição diante do saber escolar com a produção de resultados nas avaliações sistêmicas é de angústia, medo de errar e vergonha por não saber, enquanto que a relação com a aprendizagem é de valorização da aquisição de conhecimento, mesmo que seja por demanda e impedida pela inibição. E que as singularidades são anuladas pela política de resultados que demanda que o sujeito se aproprie de determinado conhecimento em determinado tempo sem considerar o motivo pelo qual o sujeito se inibe diante do saber escolar.
Resumo em outra língua: This research carried out a study about the relation with knowledge, analyzing the relation of children who failed in the first years of Primary School, to the production of results in the systemic assessments and to school learning process. This academic work presented the systemic evaluations at the national level and in the state of Minas Gerais, which from the 1990s on have become expressive and started to play a comparative role, as well as conducted a review on studies about school failure phenomenon, which is, in this research, considered an inhibition before school knowledge. It was presented that from the relation of the child to their pairs, the child then defines their position in relation to knowledge, and it is inhibition, one of the ways of this relation. It is the way each subject positions themselves in relation to others, considering the incidence of the unconsciousness, which defines the position in relation to knowledge. For the development of this work, the methodological instrument chosen was the Balance of Knowledge created by Bernard Charlot and the theoretical framework used to analyze the data was the psychoanalytic one, once Psychoanalysis is the field of knowledge which enables the clarification of what occurs unconsciously and that comes to interfere in the relations of the subject with knowledge. With the balance of knowledge, it was possible to find that the relation of children with inhibition before school knowledge to the production of results in the systemic evaluations is of anguish, fear of making mistakes, and shame for not knowing the answers; whereas the relation to learning process is of appreciation of knowledge acquisition, even if it is by means of demand and hindered by inhibition. And the fact that peculiarities are nullified by results policy that demands the subject acquire some knowledge in a certain period of time without considering the reason why the subject feels inhibited before school knowledge.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3547
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 10/07/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Sujeito Relação Saber.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons