Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3526
Título: Estudo da obtenção e caracterização de pedra composta.
Autor(es): Silva, Glaucia Danielle Leirose da
Orientador(es): Lameiras, Fernando Soares
Palavras-chave: Pedra artificial
Quartzo
Resíduos
Ferro - minas e mineração
Data do documento: 2013
Referência: SILVA, G. D. L. da. Estudo da obtenção e caracterização de pedra composta. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: A pedra composta é um produto similar ao granito ou ao mármore naturais, obtida a partir de agregados naturais que podem representar de 91 a 96% da massa total. Esses agregados são misturados com resina insaturada de poliéster e colocados em um molde. Em seguida passam por um processo de vibrocompactação a vácuo. Depois é feita a cura do material, obtendo-se a pedra composta. O itabirito é um minério de ferro amplamente explorado em Minas Gerais, Brasil. Um dos resíduos dessa exploração apresenta grande quantidade de quartzo em sua composição. A obtenção de pedra composta com resíduos da exploração de itabirito é uma promissora alternativa para a sua destinação. Atualmente, uma parte desse resíduo é utilizada para preenchimento de cavas de mineração e outra parte é estocada em barragens. Desse modo, a aplicação deste resíduo na geração de um novo produto não apenas agrega valor ao mesmo, como ainda contribui para a questão ambiental que tem sido tão relevante para o setor de mineração. As influências de seis parâmetros do processamento de pedra composta foram analisadas simultaneamente por meio do planejamento de experimentos. A resistência mecânica da pedra composta foi medida pelo ensaio de resistência à flexão. Utilizando a tensão de flexão como resposta do planejamento de experimentos, observou-se que os fatores que mais influenciaram foram o tipo de resina e o uso de promotor de adesão. A tensão média de ruptura foi determinada utilizando estatística de Weibull. Os valores obtidos foram mais próximos àqueles encontrados em pedras naturais. A caracterização da pedra composta revelou a homogeneidade deste material e reprodutibilidade do método, de tal forma que o processamento utilizado é adequado para a substituição da matéria-prima por resíduo de mineração.
Resumo em outra língua: Composite Stone is a product similar to natural granite or marble, produced with particles of these materials, generally containing between 91 and 96% natural stone by weight. These particles are mixed with unsaturated polyester resin. Samples are obtained using vibrocompaction under vaccum followed by curing. The molded sample is cured and composite stone is obtained. Itabirite is an iron ore widely explored in Minas Gerais, Brazil. A residue from this iron ore contains a large amount of quartz in its composition. A promising alternative to produce composite stone is replacing natural stone with this residue. Nowadays, part of this residue is used to fill pit mines and another part is stored in dams. Thereby, the utilization of residue is important to create a new product with value-added and to assess environmental issues. By design of experiments, six control factors were analyzed that can influence the flexural strength. The kind of resin and the use of adhesion promoter were the most influent factors. The rupture strength mean was calculated by the Weibull statistics. The values obtained were closer to those of natural stones than composite stones. Composite stone’s characterization revealed the homogeneity of this material and reproducibility of this method. The processing used in this work is appropriate to study the substitution of natural quartz with mining residue.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3526
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Autorizo a UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, de minha autoria, em meio eletrônico, na BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.
Aparece nas coleções:REDEMAT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EstudoObtençãoCaracterização.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.