Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3523
Title: A construção de significados para logaritmo no contexto de modelos referentes aos abalos sísmicos.
Authors: Silva, Augusto Venâncio Miranda
metadata.dc.contributor.advisor: Bean, Dale William
Keywords: Logaritmos
Abalos sísmicos
Matemática - aplicações educacionais
Issue Date: 2014
Citation: SILVA, A. V. M. A construção de significados para logaritmo no contexto de modelos referentes aos abalos sísmicos. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014..
Abstract: Nesta dissertação, planejamos e realizamos uma pesquisa de campo com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Técnico. As atividades didáticas foram planejadas com objetivo de estabelecer conexões entre o ensino de conhecimentos matemáticos escolares e conhecimentos dos alunos, oriundos de ambientes tanto escolares quanto extraescolares. Apoiamo-nos nas ideias educacionais de John Dewey (1959; 1979; 2010) como referência teórica para subsidiar tanto o planejamento das atividades como a realização delas. O objetivo do estudo é analisar o processo de ensino e aprendizagem de logaritmos no contexto de modelos (BEAN, 2007; 2012a; 2012b), referentes aos abalos sísmicos (terremotos), comumente noticiados pela mídia. Nesta pesquisa, os modelos que quantificam os efeitos dos abalos, como as escalas de Richter e Mercalli servem tanto como meios para desenvolver e compreender a intensidade e magnitude de terremotos, quanto para a atribuição de significados para logaritmos. A análise foi realizada, em parte, por procedimentos de análise de conteúdo (CHARMAZ, 2006). Os resultados mostram que o ensino de logaritmos, contextualizado no modelo de Richter, contribuiu para que os estudantes atribuíssem significados ao conceito de logaritmo com suas propriedades e operações.
metadata.dc.description.abstracten: In this research a field study was planned and conducted with first year high school/technical school students. The learning activities were planned in order to establish connections between the teaching of classroom mathematical knowledge and knowledge originating from classroom and outside of classroom environments. The research uses educational ideas of John Dewey (1959; 1979; 2010) as the theoretical framework to support both the planning and execution of the activities. The objective of the study is to analyze the process of teaching and learning of logarithms in the context of models (BEAN, 2007, 2012a, 2012b) related to earthquakes which are commonly reported in the media. In this research, the models that quantify the effects of earthquakes, as the Mercalli and Richter scales, serve both as a means for the development of an understanding of the intensity and magnitude of earthquakes and for attributing meaning to logarithms. The analysis was performed, in part, by content analysis procedures (CHARMAZ, 2006). The results show that the teaching of logarithms contextualized in Richter’s model helped students to attribute meanings to the concept of logarithm and its properties and operations.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3523
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 06/07/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ConstruçãoSignificadoLogaritmo.pdf1,95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons