Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3513
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFranchi, Regina Helena de Oliveira Linopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Neuber Silva-
dc.date.accessioned2014-07-07T13:04:00Z-
dc.date.available2014-07-07T13:04:00Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERREIRA, N. S. Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica. 2013. 243 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3513-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa considera a Modelagem Matemática como ambiente de aprendizagem, ao abordar o tema função na perspectiva da Educação Matemática Crítica com o auxílio de tecnologias informáticas. Investigaram-se contribuições da Modelagem Matemática a partir de temas da Educação Matemática Crítica, contribuições da Modelagem Matemática para a abordagem de conceitos matemáticos, em especial para a abordagem do conceito de função, e contribuições da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da primeira série do Ensino Técnico Integrado de um Instituto Federal. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: textos escritos feitos em sala e no Google Docs., notas de campo, questionários aplicados aos alunos, gravações de áudio e vídeo e observações de atividades realizadas em sala de aula. O apoio teórico foi a Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática Crítica, e as TIC. As atividades foram realizadas em sala de aula, no auditório e no Laboratório de Informática e estão descritas em etapas. Os dados coletados mostraram contribuições da Modelagem Matemática a partir de temas para a Educação Matemática Crítica, contribuições para a abordagem de conteúdo matemático, em especial do conceito de função e contribuições das TIC para o desenvolvimento do ambiente de aprendizagem com Modelagem Matemática. Pela análise dos resultados, vê-se que a proposta preparou os alunos para entender o papel da Matemática, em especial o conceito de função, o que os habilita a participar no entendimento e na transformação de sua sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectFunções matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleModelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 29/04/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstractenThis research considers the Mathematical Modeling as a learning environment, when discussing the content Function in the perspective of Critical Mathematics Education with the of computer technology. We investigate contributions of Mathematical Modeling topics from Critical Mathematics Education, Mathematical Modeling of contributions to the approach of mathematical concepts, in particular to approach the concept of function, and contributions of the use of Information Technology and Communication (ICT). The research methodology used was qualitative. The population was composed by students of the first grade of Technical Education of an Integrated Federal Institute. The data collection instruments of used were: students written texts in both the classroom and Google Docs., field notes, interviews with the students, audio and video recordings and observations of activities in classroom. The theoretical framework was Mathematical Modeling in the perspective of Critical Mathematics Education, and ICT. The activities were carried out in the classroom, the auditorium and the Computer Laboratory and are described in stages. The data collected showed contributions from Mathematical Modeling of themes for Critical Mathematics Education, contributions to the approach of mathematical content, in particular the concept of function and contribution of ICT to the development of the learning environment with Mathematical Modeling. By analyzing the results, we see that the proposal prepared students to understand the role of mathematics, in particular the concept of function, which enables them to participate in understanding and transforming their society.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ModelagemMatemáticaTecnologias.pdf9,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_AbordagemConceitoFunção.pdf7,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.