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Título: Utilizando a Modelagem Matemática no processo de ensino para a Aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental sob uma perspectiva de Educação Matemática sócio-construtivista-interacionista.
Autor(es): Nogueira, Laércio Conceição Pedrosa
Orientador(es): Reis, Frederico da Silva
Palavras-chave: Ensino fundamental
Abstração matemática - aplicações educacionais
Data do documento: 2014
Referência: NOGUEIRA, L. C. P. Utilizando a Modelagem Matemática no processo de ensino para a Aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental sob uma perspectiva de Educação Matemática sócio-construtivista-interacionista. 2014. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa que aborda a prática de Modelagem Matemática, concebida numa perspectiva de Educação Matemática socio-construtivista-interacionista. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula de Matemática e a perspectiva de Modelagem de Burak, principal referencial teórico-bibliográfico de nossa pesquisa. Nossa metodologia de pesquisa qualitativa contempla a elaboração e o desenvolvimento de Atividades de Modelagem Matemática relacionadas a dois temas escolhidos pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais, participantes da pesquisa de campo: A Planta Baixa de uma Casa e A Escola Estadual “Napoleão Reis”. As Considerações Finais do nosso trabalho apontam que o desenvolvimento de Atividades de Modelagem Matemática contribui para o repensar de um ensino voltado para uma aprendizagem diferenciada, motivadora, situada, interessante e com significados reais para os estudantes, além de fomentar nesses estudantes uma formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais.
Resumo em outra língua: The present work presents a research that addresses the modeling mathematical practice, conceived in a mathematical education socio-constructivist-interactionist perspective. Initially, we presented some conceptions of the modeling mathematical, highlighting some considerations for the mathematics classroom and the modeling Burak perspective, which is the main theoretical and bibliography reference about our research. Our methodology consist in a qualitative research and includes the development activities of the modeling mathematical related to two subjects chosen by the students from the 9th grade of the basic education from a public school in the interior in Minas Gerais, participants of the field research: The floor plan of a house and Escola Estadual Napoleão Reis. The final remarks about our research show the development of the modeling mathematical contributes to the rethink about the way of teaching towards a differential learning, motivated, interesting and with a real meaning to the students, besides fomenting these students comprehensive training in their social, cultural, critical and relational aspects.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3507
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a), 27/06/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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