Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3475
Title: A aula de matemática no Projeto UCA : o Geogebra e o Teorema de Pitágoras.
Authors: Sette, Pollyanna Fiorizio
metadata.dc.contributor.advisor: Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino
Keywords: Matemática - estudo e ensino
Projeto Um computador por Aluno
Pesquisa educacional
Issue Date: 2013
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: SETTE, P. F. A aula de matemática no Projeto UCA : o Geogebra e o Teorema de Pitágoras. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Abstract: Nesta pesquisa, investigamos o papel das tecnologias digitais num coletivo de seres-humanos-com-mídias para a produção de conhecimentos acerca do Teorema de Pitágoras. Nesse sentido, o estudo, de cunho qualitativo, fundamenta-se, teoricamente, no construto teórico de seres-humanos-com-mídias e no papel do diálogo compreendido como uma conversação que visa à aprendizagem. Este estudo foi realizado com os 15 alunos do 9º ano de uma escola pública de Belo Horizonte (MG), participantes do Programa Um computador por Aluno (ProUCA). As atividades, realizadas em grupo, tinham por objetivo permitir que os alunos percebessem, enunciassem e comprovassem o Teorema de Pitágoras. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: registros produzidos pelos alunos; gravações de áudio e diário de campo da pesquisadora. Os resultados indicam que o programa UCA e o software GeoGebra contribuíram para a constituição de um ambiente de aprendizagem, que favoreceu as ações dos alunos na construção do conhecimento matemático, proporcionando ricas possibilidades de visualização de conceitos e propriedades, potencializados pelo dinamismo das experimentações, a partir das construções realizadas no GeoGebra. O estudo gerou um Produto Educacional destinado a professores, futuros professores e formadores de professores.
metadata.dc.description.abstracten: In this study, we investigated the role of digital technologies in a group of human beings - with - media for the production of knowledge about the Pythagorean Theorem. In this idea, the study of qualitative nature, is based theoretically on the theoretical construct of - human - beings - and the role of the understood dialogue as a conversation aimed at learning. This study was conducted with 15 students in 9th grade of a public school in Belo Horizonte (MG), participants of the program A Computer per Student (PROUCA). The activities carried out in groups, aimed to enable students to realize, articulate and prove the Pythagorean Theorem. As instruments of data collection were used: records produced by students, audio recordings and field journal of the researcher. The results indicate that UCA program and the GeoGebra software contributed to the creation of a learning environment, which favored the actions of students in the construction of mathematical knowledge by providing rich possibilities of visualization of concepts and properties, fueled by robust trials, from construction performed in GeoGebra. The study generated an Educational Product for teachers, future teachers and teacher educators.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3475
metadata.dc.rights.license: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98, autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_AulaMatemáticaProjeto.pdf3,13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons