Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3411
Título: Análise dos custos operacionais de produção no dimensionamento de frotas de carregamento e transporte em mineração.
Autor(es): Borges, Thiago Campos
Orientador(es): Silva, José Margarida da
Palavras-chave: Minas e mineração - produtividade
Minas e mineração - transporte - dimensionamento de frota
Mineração a céu aberto
Data do documento: 2013
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: BORGES, T. C. Análise dos custos operacionais de produção no dimensionamento de frotas de carregamento e transporte em mineração. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: As operações de carregamento e transporte são importantes etapas do processo de lavra de minas. Fatores como volume de produção e condições operacionais interferem diretamente na seleção de equipamentos e dimensionamento de frotas, sempre com vista aos menores custos de operação. A constante busca por aumento de produtividade e redução de custos operacionais exige um bom planejamento e gerenciamento em todas as etapas do processo. O presente trabalho demonstrou, através de um estudo de caso, o dimensionamento de uma frota de carregamento e transporte para uma mineração a céu aberto utilizando indicadores de produção, concomitante com a análise do comportamento dos custos total e unitário com a variação do tamanho da frota e volume de produção. O estudo foi desenvolvido a partir da análise dos métodos e conceitos fundamentais da seleção de equipamentos, dimensionamento de frotas e estimação dos custos de operação presentes na literatura atual. O método de análise do tamanho de frota ótimo proposto por esse estudo é aplicável a quaisquer frotas de carregamento e transporte, independente do seu porte e volume de produção, bastando alterar os valores das variáveis imputados nos cálculos para o dimensionamento da frota e estimação dos custos, diferentes para cada mina. A partir do que foi exposto no presente trabalho, pôde-se concluir que o número mais interessante de equipamentos na frota é o equilíbrio entre produtividade e custos, ou seja, a frota ótima não é necessariamente a que resulta em maior produção, mas sim a que tenha a melhor relação custo-produção.
Resumo em outra língua: Loading operations and transportation are important steps in the mining process. Factors such as production volume and operating conditions directly affect the equipment selection and sizing fleets, always with a view to lower operating costs. The constant quest for increased productivity and reduced operating costs requires good planning and management at all stages of the process. This work demonstrated through a case study, the design of a fleet of loading and transport to a open pit mining using production indicators with concomitant analysis of the behavior of total costs and unit cost with the variation of fleet size and volume production. The study was developed from the analysis of the methods and concepts of equipment selection, sizing and estimation of fleet operating costs present in the current literature. The method of analysis of the optimal fleet size proposed by this study is applicable to any loading and transportation fleets, regardless of its size and production volume, simply change the values of variables entered in the calculations for the fleet sizing and cost estimation, different for each mine. From what has been stated in this study, it was concluded that the better number of equipment in the fleet is the balance between productivity and costs, ie, the optimal fleet is not necessarily resulting in increased production, but that has the best cost-production .
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3411
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições. Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98 autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP, a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ AnáliseCustoOperacionais.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons