Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis, Frederico da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Marco Antônio de-
dc.date.accessioned2013-10-24T14:41:48Z-
dc.date.available2013-10-24T14:41:48Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUZA, M. A. de. A interação dos estudantes em um ambiente informatizado de aprendizagem matemática : uma experiência dentro do projeto um computador por aluno - UCA. 2013. 241 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3386-
dc.description.abstractEsta pesquisa de cunho qualitativo teve por objetivo investigar as interações mediante o uso do laptop educacional do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, nas aulas de Matemática. Participaram da pesquisa os estudantes de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Belo Horizonte – MG. A pesquisa de campo se desenvolveu durante os meses de setembro a novembro de 2012. A metodologia de pesquisa adotada para a coleta de dados foi o estudo de caso e, como instrumentos de registro de dados, foram usados o diário de campo do pesquisador, as atividades escritas desenvolvidas pelos estudantes, os arquivos das construções desenvolvidas no laptop e as gravações em áudio e vídeo. Os conteúdos matemáticos abordados nas atividades usando o laptop e os software KSpread e GeoGebra abarcaram a construção de tabelas e gráficos, as funções do 1º e do 2º graus, o perímetro da circunferência e a área do círculo. A análise dos dados a partir da observação participante, dos registros escritos e dos arquivos com as construções feitas nos software, mostrou que o uso do laptop em sala de aula pode propiciar a criação de um ambiente fértil para a promoção da aprendizagem de Matemática. Em algumas oportunidades, os estudantes interagiram com seus pares durante as atividades com o laptop. Os diálogos entre os estudantes durante a resolução das atividades enriqueceram o ambiente de aprendizagem matemática. Foi possível constatar a interação entre os estudantes e o professor-pesquisador; observou-se também que, em muitas situações, os estudantes ficavam absortos diante da tela do laptop, resolvendo as atividades individualmente. Por fim, são apresentados alguns desafios para a realização de atividades em ambientes informatizados de aprendizagem matemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectLaptop - computadorespt_BR
dc.subjectComputador-alunospt_BR
dc.subjectInteração aluno-computadorpt_BR
dc.titleA interação dos estudantes em um ambiente informatizado de aprendizagem matemática : uma experiência dentro do projeto um computador por aluno - UCA.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98, autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstractenThis qualitative study aimed to investigate the interactions through the use of educational laptop Projeto Um Computador por Aluno – UCA in mathematics classes. The participants were students in a class in the 9 th grade in a public school in the city of Belo Horizonte - MG. The field research was developed from September to November 2012. The research methodology used for data collection was the case study, and data recording using several instruments record data: the researcher's field diary, written activities developed by the students, files with the constructions made in the laptop and the audio recordings and video. The mathematical content in the activities using the laptop and software GeoGebra and KSpread ranged from the construction of tables and graphs, the functions of the 1st and 2nd degrees, the length of the circumference and area of a circle. The data analysis from participant observation, written records and files with the constructions made in the software, showed that the use of the laptop in the classroom can facilitate the creation of a fertile environment for promoting the learning of Mathematics. On some occasions students interacted with their peers during activities involving the use of laptop. The dialogues between students while solving the activities enriched the learning environment in mathematics. It was possible to observe the interaction between the students and the teacher-researcher, it was also observed that in many situations the students were so engaged in front of the laptop screen, solving activities individually. Finally, some challenges for the conduct of activities in computerized learning environments mathematics are presented.-
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_InteraçãoEstudantesAmbiente.pdf10,87 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_AtividadesMatemáticaNono.pdf816,69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons