Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3328
Título : Utilização da escória de aciaria pura e com adição de argila como camada de base em pavimentação rodoviária.
Autor : Resende, Antonio Donizetti de
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandes, Gilberto
Palabras clave : Geotecnia - pavimentos
Pavimentos de asfalto
Escória
Argila
Estrada - construção
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : RESENDE, A. D. de. Utilização da escória de aciaria pura e com adição de argila como camada de base em pavimentação rodoviária. 2010. 210 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.
Resumen : Um dos principais problemas defrontados pela engenharia rodoviária atualmente, consiste na escassez de materiais naturais em condições adequadas para utilização nas obras de implantação e pavimentação. Entretanto, paradoxalmente, as siderúrgicas geram diversos resíduos, constituindo passivos ambientais que necessitam urgentemente serem mitigados. Desta forma, pode-se equacionar ambos os problemas, utilizando-se, por exemplo, à escória de aciaria na confecção da camada de base rodoviária, onde a mesma, passa de um resíduo indesejável, a um valioso coproduto. Desta maneira, através deste estudo, visando comprovar a eficácia da citada utilização da escória de aciaria, analisou-se o comportamento geotécnico do pavimento da rodovia MG-232 -trecho: Mesquita a Santana do Paraíso, integrante da malha rodoviária do Estado de Minas Gerais, com vinte quilômetros de extensão. Este trecho rodoviário é constituído por seis segmentos homogêneos, onde o pavimento é composto por revestimento em pré-misturado a frio e tratamento superficial duplo e camadas de base estabilizadas granulometricamente, em cascalho, escória de aciaria pura e com adição de argila. Desta forma, para subsidiar os estudos, foram coletadas algumas amostras da escória de aciaria diretamente da pilha de depósito na siderúrgica USIMINAS, na cidade de Ipatinga – MG. Sequencialmente, amostragens representativas dos materiais que compõem todos os referidos seis segmentos, foram extraídas de todas as camadas do pavimento e também do subleito, que analisado pelo método Miniatura Compactado Tropical, mostrou-se, laterítico argiloso – LG'. Implementou-se ainda, estudos e caracterização físico-química e mineralógica dos diversificados materiais, componentes da estrutura deste pavimento rodoviário. Por intermédio da viga Benkelman, efetivou-se em todo o trecho, levantamentos das bacias de deflexão e dos raios de curvatura. O módulo de resiliência foi definido por retroanálise e ratificado pelo laboratório, concluindo os estudos promoveu-se um dimensionamento para vida útil de dez anos. A base em escória de aciaria analisada apresentou um bom comportamento, principalmente quando comparada aos resultados exibidos pela base confeccionada em cascalho. Demonstrando assim, a eficácia da utilização da escória de aciaria LinzDonawitz nesta referida camada dos pavimentos rodoviários, tanto pura, quanto com adição de argila.
metadata.dc.description.abstracten: One of the major problems in the road engineering construction nowadays consists in the shortage of natural materials in adequate conditions for utilization at implantation and paving jobs. However, paradoxically, the steel industries generate diverse residues, which constitutes liable environmental materials that need urgently to be mitigated. This way, we can equated both problems, using, for example, the steel mill slag in the confection of road base layer, where this same residues goes from an undesirable material to a valuable co-product. This way, based in studies, focusing to prove the efficiency of such utilization of the steel mill slag, it was analyzed the geotechnical behavior of the pavement on the road MG-232 - stretch: Mesquita to Santana do Paraíso, part of the Minas Gerais State highways system, with twenty kilometers of extension. This road section is formed by six segments homogeneous, where the pavement is compost by a covering in a cold pre-mix and double superficial treatment, with stabilized granulated layers, gravel fill, pure steel mill slag and with the addition of argyle. This way, to subsidized the studies, in has been collected samples from the steel mill slag, directly from the piles at the deposit within USIMINAS steel plant, in the city of Ipatinga, Minas Gerais. Following that, samples representing the materials that form all the represented six segments pavements, were extracted from all of those layers an also from the sub grade, which was analyzed by the Miniature Compacted Tropical Method, showing it as lateritic clayey - LG'. Also, it has being implemented studies and characterization physiochemical and mineralogical for the diversified materials, components of the road pavement structure. Through Benkelman beam, it was done throughout the whole road stretch, detailed data information from the bay deflections and curvature rays. The resilience module was defined by retro-analysis and ratified by the laboratory studies conclusion, it was promoted a ten years utility life dimensio n. The road foundation done with steel mill slag in analysis presented a good behavior, mainly when compared to the results showed for the base foundation composted with gravel fill. Showing this way the efficiency of the steel mill slag utilization from LinzDonawitz on this referred road pavement layer, pure, or with the addition of clay materials.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3328
Aparece en las colecciones: PPGEG - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_UtilizaçãoEscóriaAciaria.pdf13,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.