Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3211
Título : Uma atividade socialmente reflexiva envolvendo a transformação derivada e sua inversa.
Autor : Assis, Antonio Augusto Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Bean, Dale William
Palabras clave : Psicologia educacional - pensamento reflexivo
Álgebra linear
Cálculo
Abstração matemática
Aplicações educacionais
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : ASSIS, A. A. F de. Uma atividade socialmente reflexiva envolvendo a transformação derivada e sua inversa. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumen : Esta pesquisa teve sua origem baseada em estudos e inquietações, ocorridos nas experiências discentes e docentes, do pesquisador. Utilizamos algumas partes de nossa iniciação científica, em aplicações da álgebra linear ao cálculo em uma variável real, que oferecem maior potencial pedagógico para o ensino destas disciplinas. Algumas dessas ideias são apresentadas no início da dissertação. Apropriamos da ideia do pensamento reflexivo e as fases da atividade reflexiva de Dewey (1959) para compreender como uma atividade socialmente reflexiva, utilizando-se de conceitos matemáticos, auxilia na mobilização de saberes dos estudantes. Os participantes na pesquisa de campo foram estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. A dinâmica da atividade foi desenvolvida com base em nossas interpretações de investigações matemáticas (PONTE; BROCARDO; OLIVEIRA, 2006), incentivando os estudantes a assumir uma postura mais ativa dentro da sala de aula, de modo que os mesmos procurassem conjecturar, inquirir, prever e verificar os resultados de forma social. Também utilizamos a teoria RBC (Recognizing, Building-with and Constructing) para auxiliar na compreensão das abstrações matemáticas e da parte social de construção de um conhecimento compartilhado ocorridas ao longo da atividade. A atividade foi filmada e foram feitas transcrições do áudio, notando gestos que serviriam como meios de expressão ou comunicação matemática. A análise qualitativa de conteúdos (LUNDMAN; GRANEHEIM, 2004) foi utilizando para a análise dos dados. Os resultados do estudo demonstram que a mobilização de saberes mediados pela atividade socialmente reflexiva pode contribuir para a aprendizagem da Matemática.
metadata.dc.description.abstracten: The origin of this research is based on studies and concerns related to the researcher’s experiences as a student and teacher. We use part of our undergraduate research in applications of linear algebra to calculus of one real variable that has shown to have pedagogical potential for teaching of these subjects. Some of the ideas of the undergraduate study are presented in the opening part of this dissertation. We appropriate the idea of reflective thinking and the phases of reflective activity of Dewey (1959) in order to understand how a socially reflexive activity, using mathematical concepts, helps mobilize student knowledge. The field research involved students in the teacher education program at the Federal University of Ouro Preto in a Linear Algebra class. The dynamic of the activity was developed based our interpretations of mathematical investigations (PONTE; BROCARDO; OLIVEIRA, 2006), encouraging students to take a more active stance in the classroom in a way that they sought to conjecture, inquire, predict and verify results in a collaborative manner. We utilized the RBC (Recognizing, Building-with and Constructing) theory to help understand the mathematical abstractions and the social construction of shared knowledge that occurred during the activity. The activity was filmed and the audio transcribed, noting corporal gestures that served as means for mathematical expression and communication. Qualitative content analysis (LUNDMAN; GRANEHEIM, 2004) was used for the analysis of the data. The results of the study show that knowledge mobilization mediated by socially reflective activity can contribute to the learning of Mathematics.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3211
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_AtividadeSocialmenteReflexiva.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_AtividadeSocialmenteReflexiva.pdf488,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.