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dc.contributor.advisorReis, Frederico da Silvapt_BR
dc.contributor.advisorLaudares, João Boscopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Verônica Lopes Pereira de-
dc.date.accessioned2013-08-26T12:09:39Z-
dc.date.available2013-08-26T12:09:39Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, V. L. P de. Vivenciando objetos de aprendizagem na perspectiva da aprendizagem significativa : análise de uma formação continuada desenvolvida com um grupo de professores de Matemática de Ipatinga (MG). 2013. 300 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3147-
dc.description.abstractEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem o propósito de responder à seguinte questão: Como a participação em um curso de formação continuada focado na utilização de Objetos de Aprendizagem, na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, contribui para formação de professores de Matemática? Elaboramos um referencial teórico, cujos elementos principais são: Objetos de Aprendizagem – OA's, Teoria da Aprendizagem Significativa – TAS e Formação Continuada do professor de Matemática. Descrevemos a pesquisa de campo realizada, a qual compreendeu um processo de formação continuada sobre “Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa”, cujos participantes foram um grupo de professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga, Minas Gerais. Em um período de cinco meses, trabalhamos com esse grupo de professores recolhendo dados por meio das atividades presenciais e virtuais. A partir da reflexão sobre as informações obtidas, decidimos elaborar nossa análise das contribuições para o grupo, para as professoras protagonistas e para os casos especiais. Os resultados oriundos da análise desses grupos mostram que os professores conheceram e aprenderam a trabalhar com os OA's, bem como sabem onde localizá-los; aperfeiçoaram a habilidade e aumentaram a segurança em lidar com as tecnologias; aprenderam sobre a TAS, sua importância nos processos de ensino e aprendizagem, e como utilizá-la na avaliação de metodologias e no planejamento das aulas; avaliaram e concluíram que o trabalho com os OA's oferece suporte para a promoção da aprendizagem significativa; reconheceram a necessidade da maior interação entre os atores educacionais; vislumbrou-se indícios de mudanças na prática pedagógica; aprenderam a planejar uma aula utilizando o laboratório de informática; destacaram a importância do pensar-fazer coletivo; enfatizaram o aumento da rede de compartilhamento de experiências; e estabeleceram metas para si e para seus alunos. A análise de cada grupo indica que houve grandes e pequenas mudanças, aprendizagens amplas e restritas; mas, podemos afirmar que ocorreram contribuições, sendo elas de diferentes naturezas e de forma particular em cada indivíduo. Essa experiência vivenciada mostrou que uma proposta de formação fundada em pressupostos teóricos e metodológicos, tais como análise, avaliação, reflexão, investigação, comunicação, trabalho em grupo, são aspectos fundamentais para a aprendizagem e mudança docente. Porém, trabalhos nessa área também mostram dificuldades e limitações: existe uma resistência de transformação da prática do professor, e essa quando acontece é paulatina e demorada, não sendo fácil identificar as aprendizagens e as mudanças durante cursos de curta duração; o professor ainda tem uma carga horária de trabalho excessiva; o currículo é fechado; e as tecnologias da informática disponíveis nas escolas ainda não são adequadas à realidade atual. Mesmo diante desses fatos, este estudo revela que o processo de formação continuada possibilitou várias contribuições para o professor de Matemática participante da pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleVivenciando objetos de aprendizagem na perspectiva da aprendizagem significativa : análise de uma formação continuada desenvolvida com um grupo de professores de Matemática de Ipatinga (MG).pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenThis research has a qualitative approach and it aims to answer the following question: How does participation in a continuing education course focused on the use of learning objects, in the perspective of Significant Learning Theory, contributes to the formation of mathematic teachers? We developed a theoretical, whose main elements are: Learning Objects, Theory of Meaningful Learning, and Continuing Education of the mathematics teachers. We describe the field research, which comprised a process of continuing education about "Learning Objects in the perspective of Significant Learning", whose participants were a group of mathematics teachers of municipal schools of Ipatinga, Minas Gerais. In a period of five months, we have worked with this group of teachers collecting data across classroom activities and virtual activities. From the reflection about the information obtained, we decided to develop our analysis of contributions to the group, to the protagonists teachers and for special cases. The results from the analysis of these groups shows that the teachers knew and learned to work with the Learning Objects and know where to locate them; perfected the skill and increased security in dealing with technologies; learned about the Theory of Meaningful Learning, its importance in the processes of teaching and learning, and how to use it in the assessment methodologies and lesson planning; evaluated and concluded that working with the learning objects support for the promotion of meaningful learning, recognized the need for more interaction between educational actors; glimpsed up evidence of change in pedagogical practice; learned a lesson plan using the computer lab; emphasized the importance of collective thinking and action; emphasized the increased network sharing experiences, and set goals for themselves and their students. The analysis of each group indicates that there were large and small changes, extensive learning and restricted learning, but we assert that occurred contributions, which were of different nature and in a particular way in each individual. This lived experience showed that a training proposal founded on theoretical and methodological assumptions, such as analysis, evaluation, reflection, research, communication, teamwork, are fundamental for learning and changing teacher. However, work in this area also show difficulties and limitations: there is a resistance transformation of teacher practice, and when this happens is gradual and slow, is not easy to identify the learning and changes during short courses, the teacher still has a excessive workload, the curriculum is closed, and the computer technology available in schools are not appropriate to the current reality. Even in the face of these facts, this study reveals that the process of continuing education has enabled many contributions to mathematics teacher research participant.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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