O pensamento geométrico em movimento : um estudo com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG).

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A presente pesquisa tem sua origem nas experiências profissionais da pesquisadora - como professora e formadora de professores - e nas leituras sobre desenvolvimento profissional de professores e ensino de Geometria. Este estudo, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar a mobilização de saberes de três professoras que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de um a escola pública de Ouro Preto (MG), ao participarem de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados ao longo do primeiro semestre de 2010, por meio de: dois diagnósticos (inicial e final); registros produzidos pelas participantes ao longo dos encontros; diário de campo da pesquisadora; uma entrevista com cada professora; e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. A partir da triangulação dessas informações, foram construídos quatro estudos de caso - um de cada professora e um do grupo. A análise dos casos individuais indicou a mobilização de saberes relacionados ao pensamento geométrico, em especial, os saberes do conteúdo, em alguns momentos, transformados em saberes pedagógicos. Em relação ao uso adequado de termos geométricos, observou-se que as participantes passaram a utilizar um vocabulário mais apropriado para se referir às propriedades de figuras ou à orientação espacial. Verificou-se também o desenvolvimento das habilidades de visualização e representação. A análise do grupo evidenciou o papel de aspectos como a coletividade, a reflexão sobre a prática, a natureza das atividades e a dinâmica dos encontros, e a afetividade no desenvolvimento profissional de cada professora. A pesquisa também mostrou que a participação voluntária, o respeito, o diálogo e o estudo de conteúdos geométricos, centrados na aprendizagem e na prática, são essenciais no processo vivido pelas professoras; definindo ações e mudanças na prática docente, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa. Finalmente, o estudo gerou um produto educacional - uma proposta de ensino de Geometria - destinado a professores e/ou formadores de professores
Descrição
Palavras-chave
Matemática - estudo e ensino, Geometria - ensino fundamental, Pensamento geométrico, Escolas públicas, Ouro Preto - Minas Gerais
Citação
BARBOSA, C. P. O pensamento geométrico em movimento: um estudo com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 2011. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.