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Title: Em um dia, professor no ensino presencial... Em outro, professor na modalidade a distância? Ações que constituem a atividade de ser professor na EaD/UAB.
Authors: Melillo, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Kawasaki, Teresinha Fumi
Keywords: Recursos midiáticos
Matemática - estudo e ensino
Teoria da atividade
Professores de matemática
Prática de ensino
Issue Date: 2011
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: MELILO, K. M. de C. F. A. de L. Em um dia, professor no ensino presencial... Em outro, professor na modalidade a distância? Ações que constituem a atividade de ser professor na EaD/UAB. 2011. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Abstract: O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) – programa do Governo Federal – busca expandir vagas no ensino superior por meio da educação a distância (EAD), visando atingir camadas da população que enfrentam dificuldades de acesso ao ensino superior. A implementação do sistema EaD/UAB não prevê criação de novas instituições; a oferta de cursos nessa modalidade fica a cargo das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) já existentes e professores do quadro permanente das IPES e que atuam na modalidade presencial passam atuar, de forma súbita, na EaD. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo compreender os processos mediados pelos quais passam estes professores que, em geral, têm vasta experiência no ensino presencial e que passam a atuar (repentinamente) na modalidade de ensino a distância UAB. Para tal, observei a prática do professor Pedro que atua no Curso de Licenciatura em Matemática, ofertado por uma instituição pública de ensino superior na modalidade a distância, dentro do sistema UAB. Suas estratégias para ensinar Matemática a distância, entre elas, o uso de videoaulas, como recurso tecnológico e de comunicação chamaram a minha atenção. Para contextualizar o cenário local, quatro professores foram entrevistados. A partir de entrevistas, observações e estudos sobre o contexto, viñetas foram construídas para contar as histórias de Pedro e de seus colegas. Procurei fazer uma análise em que as ações dos sujeitos são históricas e culturalmente situadas. Para tanto, interpretei os dados a partir dos pressupostos teóricos da Teoria da Atividade (TA). Neste sentido, a partir das ações mediadas por artefatos da EaD, constituí a atividade de ensinar a distância no contexto da EaD/UAB na instituição pesquisada. Concluí que o docente não se torna professor a distância repentinamente, mas que esta transição se dá de forma processual que, por vezes, é lenta. Mais ainda, no contexto descrito, estes professores adquirem um perfil híbrido e atuam nas modalidades a distância e presencial, mesclando suas estratégias e suas mídias. Assim, como estudiosos do tema, cabe-nos entender, perceber e problematizar esta atividade que é a de formar professores na modalidade a distância no sistema UAB que se encontra em constituição/construção. Como produto desta pesquisa apresento uma página da web com materiais e dicas que, espera-se, poder auxiliar professores que se vêem repentinamente na prática docente no sistema EaD/UAB.
metadata.dc.description.abstracten: The Open University of Brazil System (UAB) - a federal government program - seeks to expand access to higher degree education through distance learning; this program targets sectors of population who live in areas with difficult access to a public higher education institution. The implementation of Distance Learning/UAB (DL/UAB) does not account for the establishment of new institutions; existing public higher education institutions (IPES), traditionally acting in the face-2-face (f2f) education mode, are the ones in charge of offering new undergraduate courses in DL mode. Also, according to this program, existing permanent staff and teachers of the same IPES, working in the f2f mode, will be the ones who will be teaching in the DL mode. This research, with a qualitative approach, aims to understand the mediated processes that these teachers, who generally have extensive experience in f2f classroom teaching, go through when suddenly start acting in DL in the UAB system. To this end, I observed the practice of Pedro, a teacher in a Mathematics Undergraduate Course, offered by a public institution of higher education in the distance-learning mode, within the UAB system. His strategies for teaching mathematics at a distance, among them the usage of video classes as a resource and communication strategy, were brought to my attention. To characterize the local scene, I interviewed four other teachers in the same Math course. From these interviews, observations and studies on the context, viñetas were built to tell the stories of Pedro and colleagues. I have sought to make an analysis in which the actions of the subjects were historical and culturally situated. For this, I interpreted the data from the theoretical principles of Activity Theory (AT). In this sense, from the DL artifacts mediated actions of the subjects, I constituted the activity of teaching in the context of DL/UAB in the institution studied. I have concluded that f2f teacher does not become a DL teacher all the sudden, but that this is a, sometimes, slow transition process. Moreover, in this context, these teachers acquire and operate a hybrid profile in both the distance and f2f learning mode, mixing their strategies and media. Thus, as researchers, we must understand, perceive and question this activity (DL/UAB) which is still in constitution. As a product of this research, I present a web page with tips and material that, hopefully, will assist teachers who see themselves suddenly in the distance education teaching practice/UAB.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3027
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

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