Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3002
Title: Ensino médio integrado ao técnico : uma análise da disciplina matemática.
Authors: Santos, Fernanda Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Célia Maria Fernandes
Keywords: Matemática - estudo e ensino
Ensino médio
Interdisciplinaridade
Contextualização
Issue Date: 2012
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: SANTOS, F. P. Ensino médio integrado ao técnico : uma análise da disciplina matemática. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Abstract: O presente trabalho se propõe a analisar a disciplina Matemática no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica na perspectiva de um ensino unitário, visando contribuir para efetivação dos objetivos dessa modalidade de ensino no que se refere a disciplina Matemática. O trabalho se fundamentou teoricamente na legislação brasileira e em reflexões de autores que pesquisaram o ensino de Matemática e a educação profissional de nível médio. A questão de investigação que norteou o trabalho foi: quais são os conteúdos de Matemática que podem proporcionar compreensões globais da realidade e necessidades dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, para a concretização da interdisciplinaridade e contextualização no processo de ensino e aprendizagem de Matemática? A pesquisa de campo foi realizada com professores da área técnica e estudantes do curso de Agropecuária de um IFET. A pesquisa apontou que existe relação entre as disciplinas técnicas e a Matemática e que as primeiras, em alguns casos, necessitam dos conhecimentos da segunda para que seus assuntos sejam apreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que é possível elencar os assuntos de Matemática que podem ser ministrados no Ensino Médio Integrado de forma contextualizada e interdisciplinar, a fim de atender a demanda das disciplinas técnicas e o objetivo formativo profissional do educando.
metadata.dc.description.abstracten: This paper aims to present the subject in High School Mathematics Integrated Technical Vocational Education in the perspective of a teaching unit, aiming to contribute to realization of the objectives of this teaching modality with regard in Mathematics. The work is theoretically grounded in Brazilian legislation and reflections from authors who have researched the teaching of mathematics education and professional level. The research question that guided the study was: what are the contents of mathematics that can provide comprehensive understanding of reality and needs of the Integrated Vocational School for the achievement of interdisciplinarity and contextualization in the Mathematics’ teaching and learning? The field research was conducted with teachers and students of the technical area of the course of an Agricultural IFET. The study showed that there is a relationship between the technical disciplines of mathematics and the first and, in some cases, require the knowledge of the second to their subjects to be learned by students. It was concluded that it is possible to list the subjects of mathematics that can be delivered in integrated secondary school in a contextualized and interdisciplinary approach in order to meet the demand of technical disciplines and the goal of educating professional training.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3002
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_EnsinoMédioIntegrado.PDF2,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.