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Title: Um estudo misto para entender as contribuições de atividades baseadas nos fundos de conhecimento e ancoradas na perspectiva sociocultural da história da matemática para a aprendizagem de funções por meio da pedagogia culturalmente relevante.
Authors: Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, Marger da Conceição Ventura
Keywords: Matemática - estudo e ensino
Matemática - história
Professores - formação
Pedagogia
Issue Date: 2012
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: OLIVEIRA, D. P. A. Um estudo misto para entender as contribuições de atividades baseadas nos fundos de conhecimento e ancoradas na perspectiva sociocultural da história da matemática para a aprendizagem de funções por meio da pedagogia culturalmente relevante. 2012. 311 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada com o propósito de buscar as contribuições que atividades baseadas em uma parte específica da cultura (os fundos de conhecimento) dos alunos podem trazer para as aulas, pois o desenvolvimento da Matemática, no decorrer da história, depende da cultura e da época nas quais os criadores desse conhecimento estão inseridos. Da mesma maneira, a aquisição do conhecimento matemático, em sala de aula, pode estar relacionada com experiências culturais dos alunos. Este estudo está embasado em três teorias da Educação: a Perspectiva Sociocultural da História da Matemática, os Fundos de Conhecimento e a Pedagogia Culturalmente Relevante. O público-alvo foram 72 alunos de duas turmas da primeira série de um curso Técnico de Edificações (Ensino Médio) de uma escola pública profissional, situada no interior de Minas Gerais. O objetivo principal deste estudo foi coletar informações que pudessem responder à questão de investigação da pesquisa: quais são algumas das possíveis contribuições que atividades baseadas nos fundos de conhecimento dos alunos e ancoradas na perspectiva sociocultural da História da Matemática podem trazer ao processo de ensino e de aprendizagem de funções por meio da utilização da abordagem da Pedagogia Culturalmente Relevante? Assim, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados dois questionários, dois grupos focais, o caderno de campo do professor-pesquisador, entrevistas de acompanhamento, conversas informais com os participantes deste estudo e três registros documentais que continham atividades matemáticas relacionadas ao conteúdo “Funções”. A História da Matemática foi utilizada de maneira implícita e explícita, servindo como eixo de orientação para que o professor-pesquisador pudesse elaborar as atividades propostas com a utilização dos fundos de conhecimento dos participantes da pesquisa. Essa abordagem possibilitou a utilização dos pressupostos da Pedagogia Culturalmente Relevante, definida como uma pedagogia crítica, comprometida com o coletivo, baseada no tripé composto pela consciência crítica, sucesso acadêmico e competência cultural. Para a coleta e análise dos dados qualitativos e quantitativos, utilizou-se, como proposta metodológica, o estudo misto denominado QUAN + QUAL e a análise de conteúdo, para que os dados fossem coletados e analisados concomitantemente às etapas desta pesquisa. Essa abordagem teve por objetivo aumentar a validade e fidedignidade deste estudo por meio da triangulação dos dados coletados nos instrumentos de coleta e nas teorias discutidas na fundamentação teórica abordada na revisão de literatura. Posteriormente, os resultados foram analisados, discutidos e interpretados para, depois, serem registrados como parte integrante da pesquisa. A interpretação da análise dos resultados mostra que houve o aprendizado e crescimento da maioria dos alunos em relação à notação algébrica simbólica, ressaltando-se a importância do estágio retórico da álgebra para o entendimento do simbolismo acadêmico e o desenvolvimento da linguagem algébrica simbólica. Os resultados deste estudo também mostram que se necessita elaborar propostas de ensino baseadas na perspectiva das teorias discutidas nesta dissertação, pois pode propiciar o desenvolvimento da reflexão crítica dos alunos. Algumas implicações e recomendações para os professores, alunos e para pesquisas futuras também são apresentadas. Este estudo pode colaborar com a prática pedagógica dos professores ao sugerir a utilização de atividades que sejam culturalmente relevantes para os alunos.
metadata.dc.description.abstracten: This study is grounded in three theories of Education: a Sociocultural Perspective of History of Mathematics, Funds of Knowledge, and Culturally Relevant Pedagogy; and was conducted with the purpose of seeking contributions to activities based on gaining insight into specific parts of student culture such as funds of knowledge they bring to classrooms. In this regard, the development of mathematics in history depends on the culture as well as on the period of time in which the creators of that knowledge were living. The population was composed by 72 students from two classes in a first year of a technical edification course in a public technical high school in the interior of Minas Gerais. The main objective of this study was to collect information that could answer the research question: What are some of possible contributions that activities based on students' funds of knowledge and anchored in sociocultural perspective of History of Mathematics can bring to teaching and learning functions through the use of Culturally Relevant Pedagogy approach? Thus, two questionnaires, two focus groups, field notes of the researcher-teacher, follow-up interviews, and informal conversations with participants of this study, and three documental records containing mathematics activities related to the functions content were used as instruments for data collection. The History of Mathematics was applied both implicit and explicit ways, which served as an orientation guide so the researcher-teacher could develop the proposed activities by applying the funds of knowledge of the participants of this research. It was found that the acquisition of mathematical knowledge in the classroom is related to students‟ cultural experiences. This approach allowed the use of the propositions of Culturally Relevant Pedagogy, which is defined as a critical pedagogy that is committed to the collective and based on a tripod composed by critical awareness, cultural competence, and academic success. For the collection and data analysis of qualitative and quantitative, the mixed methods study QUAN + QUAL and content analysis were used as proposed methodology so that data were collected and analyzed concurrently in all phases of this research. This approach aimed to increase the validity and reliability of this study through data triangulation, which were collected in the data collection instruments as well as by triangulating the theories discussed in the theoretical framework addressed in the literature review. Thereafter, the results were analyzed, discussed, and interpreted in order to be addressed as part of this research. The interpretation of the results of data analysis shows that the majority of the participants learned and improved their knowledge in relation to symbolic algebraic notation by highlighting the importance of rhetoric stage of algebra in order to understand the symbolism and academic development of symbolic algebraic language. The results of this study also show that it is necessary to develop educational proposals based upon the perspective of the theories discussed in this dissertation, which may encourage the development of students‟ critical thinking. Some implications and recommendations for teachers, students and for future research are also presented. This study may contribute to the pedagogical practice of teachers by suggesting the use of activities that are culturally relevant to the students.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2986
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

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