A história da matemática como desencadeadora de atividades investigatórias sobre o Teorema de Tales : análise de uma experiência realizada com uma classe do 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG).

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo buscar contribuições que o desenvolvimento de atividades investigatórias que utilizam a História da Matemática como desencadeadora do processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Tales podem trazer para uma classe do 9.º ano do Ensino Fundamental. Como referenciais teóricos foram utilizados estudos de Iran Abreu Mendes para a definição de atividades investigatórias, de Marger da Conceição Ventura Viana sobre o processo de ensino-aprendizagem e de alguns autores, sobre as potencialidades pedagógicas da História da Matemática. Para a concretização da pesquisa, foi elaborada uma proposta de 11 atividades investigatórias que se justificou pela importância desse tipo de atividades como metodologia para o ensino de Matemática. O público-alvo foram 29 alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto, Minas Gerais. A pesquisa de campo foi realizada em 11 encontros, totalizando 18 aulas de 50min cada. O telefone celular dos participantes foi utilizado, durante os encontros, como ferramenta para a gravação dos diálogos. Além desses diálogos, também coletamos dados de respostas dadas a um questionário elaborado com o fim de avaliar que conhecimentos básicos tinham os participantes sobre Geometria e História da Matemática. Também foram utilizadas as observações anotadas em nosso caderno de campo e os registros escritos dos participantes. O objetivo dessas ações foi coletar dados que, analisados, pudessem responder à questão de investigação: Que contribuições podem advir do desenvolvimento de atividades investigatórias que utilizam a História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Tales? Os dados obtidos foram analisados de acordo com as características do processo de ensino-aprendizagem apresentadas e a observação da presença das componentes intuitiva, algorítmica e formal no decorrer de cada atividade. Quanto às contribuições obtidas, além da aprendizagem do Teorema de Tales, com esta pesquisa foram obtidas outras: a mudança de opinião dos participantes sobre as aulas de Matemática e a modificação do seu comportamento, como redução da agressividade verbal e física, do desinteresse e da falta de compromisso, e aumento de confiança em si. Aos poucos essas atitudes se transformaram, tornando possível a promoção de um ambiente favorável à interação, à cooperação e ao respeito entre os participantes, necessário à realização do processo de ensino-aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Matemática - estudo e ensino, Matemática - história, Apredizagem, Geometria- estudo e ensino, Tales de Mileto
Citação
SANTOS, M. N. dos. A história da matemática como desencadeadora de atividades investigatórias sobre o Teorema de Tales : análise de uma experiência realizada com uma classe do 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 2012. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.