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Título: Resolução de problemas e simulações : investigando potencialidades e limites de uma proposta de educação financeira para alunos do ensino médio de uma escola da rede privada de Belo Horizonte (MG).
Autor(es): Sousa, Luciene de
Orientador(es): Kawasaki, Teresinha Fumi
Palavras-chave: Educação financeira
Educação econômica
Problemas - resolução
Simulação
Investimento
Data do documento: 2012
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: SOUZA, L. de. Resolução de problemas e simulações : investigando potencialidades e limites de uma proposta de educação financeira para alunos do ensino médio de uma escola da rede privada de Belo Horizonte (MG). 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Resumo: Nesta pesquisa, investigamos as potencialidades e os limites de se implementar uma proposta de atividades de Educação Financeira, inserida num contexto de Educação Matemática. Essa proposta envolveu a utilização da metodologia de resolução de problemas e de atividades de pesquisa e de simulação através de aplicativos da internet e teve como objetivos específicos: analisar o envolvimento dos alunos nas atividades em sala, bem como nas atividades de casa, destacando as contribuições das leituras de artigos e da simulação de situações financeiras; observar e analisar mudanças de postura em relação ao tratamento de questões financeiras; observar e tentar compreender se e como os alunos utilizam a matemática para analisar situações financeiras reais; identificar contribuições dessa prática para as aulas de matemática. O trabalho de campo foi desenvolvido numa escola da rede privada de Belo Horizonte, durante nove encontros semanais, com um grupo de 22 alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio, no primeiro semestre de 2011. Os instrumentos de coleta de dados consistiram de observações que foram registradas num diário de campo, do Test de Alfabetización Económica para adultos (TAE-A), de uma entrevista, de um questionário e das atividades escritas que foram feitas pelos alunos. A análise, de abordagem qualitativa, tomou como referência os documentos oficiais que norteiam a Educação Básica Brasileira, para a identificação de potencialidades e limites da proposta desenvolvida, e avaliou os diálogos e interações estabelecidos entre todos os participantes durante esse processo. Os resultados mostraram algumas potencialidades da proposta adotada. Em destaque, tem-se a mudança de postura dos alunos que manifestaram maior participação e envolvimento durante as aulas e nas atividades extraclasse, resultando, consequentemente, na aquisição de conhecimentos e de uma nova linguagem relacionada ao mundo financeiro. Este estudo gerou um produto educacional que consiste de um livreto no qual constam as principais ideias teóricas e as atividades que foram desenvolvidas e aplicadas.
Resumo em outra língua: In this study, we investigated the pedagogical potential and limits of implementing a proposal of activities for Financial Education, in the context of mathematics education. This proposal involved the use of problem solving methodology, research activities and simulation through internet applications. It had the following specific objectives: to analyze the students’ involvement in class and home activities, highlighting the contributions of the proposed readings and simulation of financial situations; to observe and analyze changes in attitude toward the treatment of financial issues; to observe and seek to understand whether and how students use mathematics to analyze actual financial situation; to identify contributions of this practice for mathematics’ classes. Fieldwork was conducted in a private school in Belo Horizonte, throughout nine meetings held weekly with a 1st and 2nd year group of 22 high school students. The instruments of data collection consisted of observations that were recorded in a diary, the Test de Alfabetización Económica para adultos - TAE-A, a group interview, a written questionnaire and written students activities. The analysis, in a qualitative approach, the official documents that guide the Brazilian Basic Education were used to identify potential and limits of the proposal developed, and evaluated the dialogues and interactions established among all participants during this process. The results showed some potential of the proposal adopted. An important result was the behavior changes of the students who expressed greater participation and involvement during classes and in extracurricular activities that resulted on the apprehension of knew knowledge facts and a new language related to the financial world. This study generated an educational product that consists of a booklet which contains the major theoretical ideas and the activities that were developed and applied.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2975
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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