Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2971
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFranchi, Regina Helena de Oliveira Linopt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Daila Silva Seabra de Moura-
dc.date.accessioned2013-06-25T16:16:58Z-
dc.date.available2013-06-25T16:16:58Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFONSECA, D. S. S. de M. Convergência de sequências e séries numéricas no cálculo : um trabalho visando a corporificação dos conceitos. 2012. 208 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2971-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou verificar se a aplicação de atividades, com o auxílio do software GeoGebra, favoreceu a corporificação dos conceitos de convergência de sequências e séries e a transição entre os mundo corporificado e simbólico, levando a uma compreensão desses conceitos. Também teve por objetivo investigar se a transição entre os mundos corporificado e simbólico contribuiu para a construção da base do mundo formal, levando à passagem do pensamento matemático elementar para o avançado. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: registros dos alunos das resoluções das atividades; gravação de áudio; gravações das telas dos computadores; notas de campo da pesquisadora. Para alcançarmos nosso objetivo, utilizamos como referência dois quadros teóricos – Pensamento Matemático Avançado e Três Mundos da Matemática –, para dar oportunidade ao aluno de experimentar aspectos diversos de um conceito, antes de apresentar sua definição formal. As atividades estão separadas em: atividade introdutória, atividades exploratórias e atividades de avaliação. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos do curso de Engenharia de Produção de um Instituto Federal de Ensino que cursava a disciplina de Cálculo II, sob a responsabilidade da pesquisadora. Foram realizadas aulas de laboratório, com a aplicação das atividades exploratórias, para os alunos trabalharem a corporificação por meio da experimentação e formulação de conjecturas que foram discutidas, refutadas e/ou confirmadas nas aulas teóricas. Os dados coletados nos levam a crer que as atividades promoveram a corporificação do conceito de convergência na maioria dos alunos. Além disso, as atividades possuem potencial para a transição entre os três mundos da Matemática, proporcionando ao aluno a passagem do pensamento matemático elementar para o avançado. Por fim, foi elaborado um produto educacional intitulado “Estudo da convergência de sequências e séries numéricas no Cálculo: um proposta utilizando o software GeoGebra”, que está disponível na página do programa e tem por objetivo auxiliar professores que desejam trabalhar o conteúdo de sequências e séries de maneira diferenciada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSéries - matemáticapt_BR
dc.subjectSequências - matemáticapt_BR
dc.subjectCiência cognitiva - corporificaçãopt_BR
dc.titleConvergência de sequências e séries numéricas no cálculo : um trabalho visando a corporificação dos conceitos.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenThis study aimed to verify whether the implementation of activities, with the help of software GeoGebra, favored the embodiment of convergence concepts of sequences and series and the transition between the embodied and symbolic world, leading to an understanding of these concepts. It also aimed to investigate if the transition between the embodied and symbolic worlds contributed to build the base of the formal world, leading to the changeover of mathematical thinking from elementary to advanced. The research methodology was the qualitative one. Student records of their activities resolutions; audio recording of some classes; recordings of computer screens and researcher’s field notes were used as instruments of data collection. In order to achieve our goal, we used two theoretical frameworks – Advanced Mathematical Thinking and Three Worlds of Mathematics – as reference, to give the student an opportunity to experience different aspects of a concept, before submitting its formal definition. The activities are organized into: introductory activity, exploratory activities and assessment activities. The survey was conducted with a group of Production Engineering students from a Federal Education Institute who was studying the subject Calculus II, under the responsibility of the researcher. Laboratory classes were held, with the application of exploratory activities, for students to work the embodiment through experimentation and conjectures which have been discussed, refuted, and / or confirmed in the lectures. The collected data lead us to believe the activities promoted the embodiment of the convergence concept in the majority of students. Moreover, the activities have the potential for the transition between the three worlds of Mathematics, providing the student with the changeover of mathematical thinking from elementary to advanced. Finally, it was designed an educational product titled "Study of numerical sequences and series convergence in Calculus: a proposal using the software GeoGebra", which is available on the program site and aims to help teachers who want to work content and sequence series in a different way.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ConvergênciaSequênciaSéries.PDF7,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_EstudoConvergênciaSequências.pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.