Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2947
Title: Problematização : reflexões sobre uma experiência com uma turma do ensino médio.
Authors: Godrefroid, Vera Lucia dos Anjos
metadata.dc.contributor.advisor: Bean, Dale William
Keywords: Problematização
Ambiente de aprendizagem
Interesse
Matemática
Issue Date: 2010
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: GODREFROID, V. L. dos A. Problematização: reflexões sobre uma experiência com uma turma do ensino médio. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.
Abstract: Discutimos, neste trabalho, a problematização como estratégia de ensino nas aulas de Matemática, refletindo sobre uma atividade realizada com uma turma do 2.º ano do Ensino Médio noturno, no mês de março de 2010, durante aulas de Matemática em que a pesquisadora também desempenhou a função de professora. Na problematização, os alunos foram convidados a formar grupos para escolher temas de seu interesse e tratá-los matematicamente. Durante a atividade a professora-pesquisadora estabeleceu diálogos com os grupos sobre seus questionamentos. Assim, fundamentam este estudo ideias de Dewey (1959 e 1979), que defende a importância, para a aprendizagem, de despertar o interesse dos alunos, bem como ideias de pesquisadores (MENDONÇA, 1993; BERBEL, 1998) ligados à Metodologia da Problematização. Para isso, buscamos criar condições para que os alunos pudessem agir de maneira autônoma, construindo um ambiente de aprendizagem no qual escolhessem o que investigar, de acordo com o seu interesse, e respondessem a questões feitas por eles mesmos, usando a Matemática. Também foi objeto desta pesquisa analisar a forma de agir da professora-pesquisadora na situação proposta, para orientar os alunos e apoiá-los em suas descobertas. Refletindo sobre a atividade , consideramos que a estratégia usada para a referida turma conseguiu despertar-lhe o interesse e levá-la a atentar para a Matemática presente nos temas escolhidos.
metadata.dc.description.abstracten: In this research we will discuss problematization as a strategy for teaching mathematics. The activities on which we will reflect were conducted with a class of second year of high school students at night school, in the month of March in 2010, during math classes in which the researcher also has the role of teacher. In the problematization activity the students were invited to form groups to choose topics of interest and to treat them mathematically. During the activity the teacher / researcher established dialogues with each of the groups with respect to their questions related to their topics. Ideas of Dewey (1959 and 1979), who advocates the importance of arousing student interest for learning to occur, serve as the bases for the study; as well ideas of researchers (MENDONÇA, 1993; BERBEL, 1998) in the Methodology of Problematization. With the goal that the student act autonomously, our methodological objective was to construct a learning environment in which the student chooses what to investigate according to his interests and to formulate and answer his own questions using mathematics. The manner in which the teacher acts or should act to orient the student and support him in his discoveries in these situations was also an object of the research. Reflecting on the activity, we consider that this strategy with the referred to class awakened the students’ interest and led them to observe the mathematics in their chosen topics.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2947
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ProblematizaçãoReflexõesExperiência.pdf756,67 kBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_ProblematizaçãoOutroOlhar.pdf129,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.