Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2914
Title: Explorando conceitos de geometria analítica plana utilizando tecnologias da informação e comunicação : uma ponte do ensino médio para o ensino superior construída na formação inicial de professores de matemática.
Authors: Santos, Ivan Nogueira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Frederico da Silva
Keywords: Geometria analítica plana
Educação matemática
Tecnologias da informação e comunicação
Ensino superior
Teaching of analytic geometry plana
Issue Date: 2011
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: SANTOS, I. N. dos. Explorando conceitos de geometria analítica plana utilizando tecnologias da informação e comunicação : uma ponte do ensino médio para o ensino superior construída na formação inicial de professores de matemática. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Abstract: O presente trabalho se propõe a apresentar / discutir o ensino de Geometria Analítica Plana na perspectiva da Educação Matemática nos Ensinos Médio e Superior, visando contribuir para a formação de futuros Professores de Matemática. O trabalho fundamentou-se teoricamente em reflexões de autores que pesquisaram a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática – TICEM nos processos de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica. A questão de investigação que norteou o trabalho foi: como se constitui / se caracteriza um ambiente de aprendizagem e exploração dos conceitos de Retas, Circunferências e Cônicas utilizando TICEM no curso de Licenciatura em Matemática? A pesquisa de campo foi realizada com alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, a partir do desenvolvimento de atividades exploratórias utilizando o software GeoGebra. As considerações finais da pesquisa apontam que o ensino de Geometria Analítica Plana utilizando o software GeoGebra contribuiu para a constituição / caracterização de um ambiente capaz de privilegiar as ações dos nossos alunos na construção do conhecimento matemático, proporcionado ricas possibilidades de visualização de conceitos e propriedades, além de privilegiar a experimentação e dar ênfase à interpretação de construções geométricas que são difíceis de serem trabalhadas em sala de aula. Concluímos destacando na formação de futuros Professores de Matemática, a importância de se construir conhecimento de uma forma ativa, na perspectiva de que esse conhecimento seja significativo para os seus alunos; que a experiência do trabalho de experimentação, visualização e conjecturação deverá ser lembrada em sua prática pedagógica, quando em futuras atividades docentes; e que é possível estabelecer, então, uma “ponte” do Ensino Médio para o Ensino Superior que, na realidade, parece-nos ser de mão dupla.
metadata.dc.description.abstracten: This thesis intends to present / discuss the teaching of Analytical Geometry Plana from the perspective of Mathematics Education in secondary and higher education, to contribute to the formation of future Teachers of Mathematics. The work was based on theoretical reflections of authors who investigated the use of Information and Communication Technology in Mathematics Education – TICEM in the teaching and learning of Analytical Geometry. The research question that guided the work was, as it is / is characterized learning environment and an exploration of the concepts of Lines, Circles and Conics using the TICEM Degree in Mathematics? The field research was conducted with students of Bachelor in Mathematics, at the Federal University of Ouro Preto, from the development of exploratory activities using the software GeoGebra. The final considerations of this research indicated that the teaching of Analytic Geometry Plana using software GeoGebra contributed to the formation / characterization of an environment capable of promoting the actions of our students in the construction of mathematical knowledge provided rich possibilities of visualization of concepts and properties, in addition to privilege experimentation and emphasize the interpretation of geometric constructions that are difficult to be worked on in class. We conclude emphasizing the training of future Teachers of Mathematics, the importance of building knowledge in an active way, with the expectation that this knowledge is meaningful to their students, the experience of the work of experimentation, visualization and conjectures must be considered in its pedagogical practice when teaching activities in future, and that can be established, then a “bridge” from high school to higher education that, in fact, seems to be two ways.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2914
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ExplorandoConceitosGeometria.pdf4,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.