Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2912
Título : As tecnologias da informação no estudo do cálculo na perspectiva da aprendizagem significativa.
Autor : Miranda, Anderon Melhor
metadata.dc.contributor.advisor: Pimentel, Felipe Rogério
Palabras clave : Tecnologia
Aprendizagem
Cálculo
Matemática
Ensino de cálculo
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : MIRANDA, A. M. As tecnologias da informação no estudo do cálculo na perspectiva da aprendizagem significativa. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.
Resumen : A presente pesquisa surgiu das experiências, como docente, vivenciadas na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral e das leituras sobre os conteúdos, que abordam as dificuldades e direções norteadoras de seu ensino. Assim, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa, conceitos do Pensamento Matemático Avançado e Pensamento Visual-Espacial apresentamos uma proposta de ensino e aprendizagem para esta disciplina, nos estudos de funções reais de duas variáveis e gráficos em IR3 , auxiliadas com o uso de uma tecnologia informática. A metodologia – realizada em uma turma de Cálculo II do curso de licenciatura em Matemática – apresentou um caráter qualitativo, apoiada nos aspectos metodológicos de experimentos de ensino. Os métodos utilizados na coleta de dados foram observações de aulas, realizações de atividades matemáticas auxiliadas por um software e entrevistas semi-estruturadas. Os dados – orientados pelo questionamento das contribuições que um software, combinado com atividades, poderia oferecer para o ensino e aprendizagem de gráficos e superfícies no IR3 – apontaram alguns fatores determinantes, dentre eles, que as interações de novas informações com conhecimentos prévios e de aprendiz/aprendiz e aprendizes/professor desempenharam um papel fundamental para uma possível aprendizagem significativa, em gráficos do IR3.
metadata.dc.description.abstracten: This research has emerged from my experiences, as a teacher, in the discipline of differential integral calculus and the readings about the topics that broach the difficulties and guiding directions of teaching. Thus, based on the Theory of Meaningful Learning concepts and the Advanced Mathematical Thinking and Visual-Spatial Thinking, we present a proposal of for teaching and learning for this discipline concerned with studies of real functions of two variables and graphs in IR3 , aided by the use of a computer. The methodology was put into practice in a math undergraduate course class – under the discipline “Cálculo II” – and presented a qualitative character, supported by the methodological aspects of teaching experiments. The methods used to collect data were: The classroom observations, math achievement tests, supported by a software, and interviews. The Data - guided by the questioning contributions that a software, combined with activities, could provide for teaching and learning graphs and surfaces in IR3 - pointed out some factors, among them, the one such that the interactions of new information with prior knowledge and learner / apprentice and apprentice / teacher played a key role in a possible, meaningful learning in IR3 graphics.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2912
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_TecnologiasInformaçãoEstudo.pdf938,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_EstudoSuperfíciesIR3.pdf474,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.